Itália multa Amazon por venda de cigarro eletrônico
British American Tobacco também foi punida. Penalidade das duas empresas alcança US$ 7,5 milhões. Companhias vão recorrer da decisão
atualizado
Compartilhar notícia
A autoridade antitruste da Itália (Autorita’ Garante della Concorrenza e del Mercato, AGCM) multou a Amazon e a British American Tobacco (BAT) pela venda de cigarros eletrônicos, sem indicação de riscos à saúde oferecidos pelo produto ou a proibição de venda a menores de idade. Somada, a punição chega a 7 milhões de euros, o equivalente a cerca de US$ 7,5 milhões.
A Amazon recebeu uma multa de 1 milhão de euros e a BAT, de 6 milhões de euros. A decisão ocorreu quase um ano depois de a AGCM ter iniciado a investigação sobre o caso.
Um porta-voz da Amazon afirmou que a companhia pretende recorrer da multa e discorda da decisão. “Os anúncios contêm avisos claros sobre riscos à saúde e proibição de venda a menores de idade”, informou. A BAT também vai contestar a medida. “Sempre deixamos claro que nossos produtos são para adultos e aderimos às normas de conduta mais elevadas para evitar sua aquisição por menores de idade”, disse a empresa.