Ipea revisa para cima projeção de avanço do agro e aposta em alta de 13%
Projeção de crescimento da agropecuária em 2023 foi de 11,6% para 13,2%. Resultados melhores em soja, milho e bovinos puxam alta
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou para cima a estimativa de crescimento do setor agropecuário em 2023.
A projeção dos pesquisadores do Ipea subiu de 11,6% para 13,2%, em meio a números acima do esperado em frentes como a produção de bovinos, além de culturas como soja, milho e cana-de-açúcar.
A estimativa anterior do Ipea havia sido feita em março.
De lá para cá, os números do agro vieram acima do esperado. Dados de contas nacionais do primeiro trimestre pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que o setor agropecuário cresceu 18,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior, enquanto a projeção do Ipea era de alta de 13%.
Alta acima do esperado em soja e bovinos
Os pesquisadores do Ipea ressaltam altas nas projeções de produção feitas pelo IBGE para o ano no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola.
Os destaques são as altas ainda maiores previstas na produção de soja (de 21,3% na projeção do IBGE em fevereiro para 24% em maio), de milho (de 10,2% para 11,5%) e de cana-de-açúcar (1,3% para 6,6%).
Na pecuária, o Ipea também prevê maior produção de bovinos no ano, com alta de 3,3%.
“Desde setembro de 2022, com a Nota no 27 da Carta de Conjuntura no 56, prevemos uma taxa de crescimento de dois dígitos para o PIB agropecuário de 2023. As projeções para o setor, mesmo já estando bastante positivas, continuaram melhorando”, afirmaram os pesquisadores Pedro M. Garcia e José Ronaldo de C. Souza Jr., em nota.