metropoles.com

Intenção de consumo das famílias é a maior desde o início da pandemia

Intenção de consumo das famílias chegou aos 91,2 pontos no primeiro mês de 2023, o que representa uma alta de 1,3% em relação a dezembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Mercados devem ser os mais atingidos pela nova regra que dificulta trabalho aos domingos e feriados.
1 de 1 Mercados devem ser os mais atingidos pela nova regra que dificulta trabalho aos domingos e feriados. - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Dados divulgados nesta terça-feira (31/1) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostram que a intenção de consumo das famílias brasileiras alcançou, em janeiro, o maior patamar desde abril de 2020, no início da pandemia de Covid-19.

Segundo a CNC, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) chegou aos 91,2 pontos no primeiro mês de 2023, o que representa uma alta de 1,3% em relação a dezembro do ano passado.

O levantamento mostra que os consumidores com renda de até 10 salários mínimos estão mais dispostos a gastar, com aumento de 1,9% na intenção de consumo em relação a dezembro e de 25,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Por outro lado, as famílias com renda superior a 10 salários mínimos pretendem reduzir o consumo (queda de 1% na intenção de compra).

Segundo a CNC, a maior intenção de compra entre aqueles com menor renda é explicada pela ampliação do programa de transferência de renda do governo (o Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família), com o pagamento mínimo de R$ 600, além de R$ 150 por criança de até 6 anos.

Na base de comparação anual, a ICF avançou 23,1% em janeiro, com destaque para o crescimento de 25,1% no índice de perspectiva profissional.

Na variação mensal, o item que mais cresceu foi o da perspectiva de consumo (2,7%).

No quesito satisfação com a renda atual, o indicador registrou alta de 2% em janeiro, na comparação com dezembro, e de 31,8%, em relação a janeiro de 2022.

Entre os entrevistados, 39% disseram que recebiam o mesmo valor do ano passado, enquanto 35% afirmaram receber mais. Outros 25,6% relataram uma queda na renda mensal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?