metropoles.com

Inteligência artificial: Musk assina carta pedindo pausa em pesquisas

Mil pesquisadores, especialistas e executivos do setor de tecnologia criticam “corrida descontrolada” e veem riscos à democracia com IA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Justin Sullivan/Getty Images
Imagem colorida: Elon Musk acena - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida: Elon Musk acena - Metrópoles - Foto: Justin Sullivan/Getty Images

O bilionário Elon Musk, dono do Twitter e da Tesla, é um dos mais de mil signatários de uma carta aberta que pede a interrupção por seis meses das pesquisas desenvolvidas atualmente sobre novas ferramentas de inteligência artificial (IA), como o ChatGPT.

Segundo o documento, publicado no site Future of Life, o mundo enfrenta a ameaça de uma “corrida descontrolada” por novas formas de inteligência artificial, o que poderia trazer “grandes riscos para a humanidade”.

Na carta, pesquisadores, especialistas e executivos do setor de tecnologia pedem um prazo para que sejam estabelecidas normas e diretrizes pelas autoridades reguladoras para orientar o mercado de IA. Segundo os autores do texto, sem qualquer tipo de regulação, o mundo pode sofrer “dramáticas perturbações econômicas e políticas, com riscos, especialmente, para a democracia”.

“Nos últimos meses, vimos como os laboratórios de IA se lançaram em uma corrida descontrolada para desenvolver e implantar cérebros digitais cada vez mais potentes que ninguém, nem mesmo seus criadores, podem entender, prever ou controlar de maneira confiável”, diz o texto.

“Devemos permitir que as máquinas inundem nossos canais de informação com propagandas e mentiras? Devemos automatizar todas as atividades de trabalho? Devemos nos arriscar a perder o controle de nossa civilização? Essas decisões não devem ser delegadas a líderes de tecnologia não eleitos”, diz a carta.

Além de Musk, assinam o documento nomes como o historiador Yuval Noah Hariri, o cofundador da Apple, Steve Wozniak, e uma série de engenheiros e executivos da Microsoft, empresa parceira da OpenAI, criadora do ChatGPT. Também endossam o texto acadêmicos como Stuart Russel, da Universidade de Montreal (Canadá), e Youshua Bengio, da Universidade de Berkeley (EUA).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?