Inteligência artificial: Amazon reforça parceria com rival do ChatGPT
Amazon e Hugging Face já trabalham juntas em outras áreas e têm cerca de mil clientes em comum
atualizado
Compartilhar notícia
A Amazon Web Services (AWS), serviço de armazenamento em nuvem da Amazon, anunciou a ampliação da parceria com a startup Hugging Face, que vem desenvolvendo um sistema semelhante ao ChatGPT, robô de bate-papo criado pela OpenAI que usa a inteligência artificial para produzir textos e “conversar” com os usuários.
O plano é que os produtos da Hugging Face, especializada em inteligência artificial, sejam oferecidos na nuvem. A startup pretende criar o Bloom, próxima versão de um modelo de linguagem.
O anúncio foi feito pelo vice-presidente de banco de dados, análise e aprendizado de máquina da AWS, Swami Sivasubramanian.
A Amazon e a Hugging Face já trabalham juntas em outras áreas e têm cerca de mil clientes em comum. O acordo de nuvem, no entanto, não é exclusivo: a startup pode trabalhar com outros provedores em paralelo.
Atualmente, a AWS já conta com mais de 100 mil clientes executando aplicativos de inteligência artificial em sua nuvem. Esses usuários agora poderão acessar as plataformas da Hugging Face por meio do programa SageMaker, da Amazon.
As duas empresas não divulgaram os valores envolvidos na nova parceria.
Inteligência artificial como negócio
Segundo especialistas ouvidos pelo Metrópoles, que já investem no ChatGPT, o modelo pode significar o início de uma “nova revolução” digital no mundo, capaz de mudar a forma como nos relacionamos com a tecnologia, como nos comunicamos e até como trabalhamos – além de ser uma excelente oportunidade de negócio.
“O que está se discutindo hoje é se a inteligência artificial é uma nova fronteira que vai muito além da internet, capaz de ser uma revolução na forma como os seres humanos se relacionam ou trabalham, por exemplo. Nós podemos estar diante de uma nova revolução. E é só o começo”, diz Felipe Nobre, CEO da Jera Capital.