Inflação nos EUA acelera para 0,4% em abril e fica dentro do esperado
No acumulado de 12 meses, a inflação nos Estados Unidos foi de 4,9%; dados eram aguardados pelo mercado e vieram em linha com as projeções
atualizado
Compartilhar notícia
A inflação nos Estados Unidos ficou dentro do esperado em abril deste ano, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (10/5) pelo Departamento do Trabalho do governo americano.
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos EUA ficou em 0,4% em abril, na comparação com março, que registrou variação de 0,1%. No acumulado de 12 meses, a inflação foi de 4,9%.
O núcleo da inflação, que desconsidera as variações nos preços de alimentos e energia, ficou em 0,4% em abril e 5,5% no acumulado de 12 meses.
O resultado ficou dentro das expectativas do mercado, que projetava uma inflação de 0,4% na base mensal e de 5% no acumulado de 12 meses.
Inflação e juros
A elevação da taxa de juros é o principal instrumento dos Bancos Centrais para conter a inflação. Na última reunião do Federal Reserve (o Banco Central americano), no dia 3, a taxa básica de juros subiu 0,25 ponto percentual.
Com isso, os juros estão agora em um intervalo de 5% a 5,25% ao ano, o maior patamar desde 2007.
“Com esses dados de inflação vindo em linha com as estimativas, o mercado espera uma manutenção de juros nos EUA na próxima reunião do Fed”, afirma Marcelo Oliveira, CFA e sócio-fundador da Quantzed.