metropoles.com

Inflação nos EUA acelera em dezembro e fecha o ano acima do esperado

Inflação nos Estados Unidos ficou em 3,4% em 2023, acima das estimativas do mercado, que eram de 3,1%. Em dezembro, variação foi de 0,3%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem da bandeira dos Estados Unidos - Metrópoles
1 de 1 Imagem da bandeira dos Estados Unidos - Metrópoles - Foto: Getty Images

De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (11/1) pelo Departamento do Trabalho do governo americano, a inflação nos Estados Unidos ficou em 3,4% ao fim de 2023.

Em novembro, também na comparação anual, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) havia ficado em 3,1%, ante 3,2% em outubro e 3,7% em setembro.

O resultado veio acima das estimativas da maioria dos analistas, que eram de 3,2%.

Já na base mensal, em relação a novembro, a inflação americana ficou em 0,3%, ante uma variação de 0,1% no mês anterior. A projeção do mercado era a de um índice de 0,2% em dezembro.

Núcleo de inflação

O núcleo de inflação, que desconsidera a variação dos preços de alimentos e energia, ficou em 0,3% em dezembro (mesmo índice do mês anterior) e em 3,9% nos últimos 12 meses (ante 4% em novembro).

Juros

A inflação nos EUA continua como foco de preocupação do Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano), responsável pela definição da taxa básica de juros no país.

O dado de inflação de dezembro era aguardado com expectativa pelos investidores porque serve como base para o Fed definir os próximos passos da taxa de juros no país. A elevação dos juros é o principal instrumento dos bancos centrais para controlar a inflação.

Na última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Fed, os juros básicos foram mantidos no patamar entre 5,25% e 5,5% ao ano, o maior nível em 22 anos. Nas últimas 15 reuniões do Fomc, houve elevação dos juros em 11 e manutenção da taxa em quatro.

A inflação anual nos EUA ainda está acima da meta do Fed, que é de 2% ao ano.

Análise

Segundo Rodrigo Cohen, analista CNPI e cofundador da Escola de Investimentos, apesar do resultado acima das projeções do mercado, o dado mais importante é o do núcleo de inflação, que veio em linha com as estimativas.

“O núcleo do CPI, que é o mais utilizado para o Fed decidir alguma coisa, veio em linha com o esperado, em 0,3%. Então, no fim das contas, nenhuma alta fora do normal”, afirma.

Marcelo Oliveira, CFA e sócio-fundador da Quantzed, espera que o Fed adote um “discurso duro de que a batalha não está vencida contra a inflação”. “Os juros subiram, e Bolsa caiu logo após o anúncio, refletindo essa piora no cenário, mas de forma moderada”, explica.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?