Inflação na zona do euro volta a acelerar e fica em 7% em abril
Na base de comparação mensal, índice de preços ao consumidor na zona do euro ficou em 0,7% em abril; resultado veio dentro das projeções
atualizado
Compartilhar notícia
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro voltou a acelerar e ficou em 0,7% em abril, na comparação com março, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (2/5) pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia.
Em relação a abril do ano passado, a inflação foi de 7%. O resultado ficou dentro das projeções do consenso Refinitiv, mas acima dos 6,9% registrados em março. Foi o primeiro avanço da inflação após cinco meses seguidos de desaceleração.
O núcleo de inflação, que não leva em consideração os preços de energia, alimentos e tabaco, ficou em 1% na comparação mensal e 5,6% na comparação anual.
Na base anual, a inflação de alimentos, bebidas e tabaco desacelerou em abril para 13,6% (ante 15,5% em março). Já os preços de energia aceleraram de uma deflação de 0,9% para uma variação positiva de 2,5% no período.