Inflação na zona do euro desacelera forte e fica em 2,9% em outubro
Em relação ao PIB, zona do euro teve recuo de 0,1% no terceiro trimestre, em relação aos três meses anteriores, e alta anual de 0,1%
atualizado
Compartilhar notícia
A inflação na zona do euro desacelerou pelo sexto mês seguido em outubro, de acordo com dados preliminares divulgados nesta terça-feira (31/10) pelo escritório oficial de estatísticas da União Europeia (UE), o Eurostat.
A inflação no bloco foi de 2,9% em outubro, na base de comparação anual. Em setembro, a inflação na zona do euro ficou em 4,3%.
Na base de comparação mensal, em relação a setembro, a inflação foi de 0,1%.
O núcleo de inflação, que exclui a variação de preços ligados a alimentos e energia, ficou em 4,2% em outubro, na base anual, e 0,2%, na comparação mensal.
Os dados vieram abaixo das projeções dos analistas. O consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções do mercado, estimava uma inflação de 0,3% (mensal) e 3,1% (anual).
PIB
Também nesta terça, foram divulgados os dados referentes ao Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro no terceiro trimestre de 2023.
A economia do bloco recuou 0,1% no período entre julho e setembro, na comparação com o trimestre anterior. Na base anual, houve uma alta de 0,1%.
O resultado veio praticamente em linha com as estimativas do mercado, que projetavam estabilidade na comparação trimestral (0%) e alta de 0,2% na base anual.