Inflação na zona do euro desacelera em julho e fica dentro do esperado
Inflação na zona do euro ficou em 5,3% no mês passado, na comparação com o mesmo período de 2022. Em relação a junho, índice recuou 0,1%
atualizado
Compartilhar notícia
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro desacelerou em julho deste ano, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (18/8) pelo escritório de estatísticas oficiais da União Europeia, o Eurostat.
A inflação na zona do euro ficou em 5,3% no mês passado, na comparação com o mesmo período de 2022. Já em relação a junho deste ano, o índice recuou 0,1%.
Em junho de 2023, a inflação na zona do euro estava em 5,5% (na base anual). Em julho do ano passado, o índice era de 8,9%.
Os resultados vieram em linha com as estimativas do consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções do mercado e apontava exatamente esses números.
União Europeia
O índice de inflação da União Europeia ficou em 6,1% em julho, ante 6,4% em junho deste ano. Há um ano, o indicador era de 9,8%.
As taxas anuais mais baixas de inflação foram registradas por Bélgica (1,7%), Luxemburgo (2%) e Espanha (2,1%). A maior inflação foi a da Hungria (17,5%), seguida por Eslováquia e Polônia (ambas com 10,3%).
Em relação a junho de 2023, a inflação desacelerou em 19 países da União Europeia, se manteve estável em um e subiu em sete.