metropoles.com

Inflação na Argentina avança 8,4% em abril e vai a 108,8% ao ano

Há 20 anos, número mensal não superava a barreira dos 8%. Para o fim de 2023, expectativa é que a taxa chegue a 130% ao ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Alberto Fernández, presidente da Argentina, sorri e faz sinal com a mão cumprimentando a imprensa em evento - Metrópoles
1 de 1 Alberto Fernández, presidente da Argentina, sorri e faz sinal com a mão cumprimentando a imprensa em evento - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A inflação anual na Argentina atingiu 108,8% ao ano, em abril, segundo dado divulgado nesta sexta-feira (12/5) pelo Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec). A alta em relação ao mês anterior foi de 8,4%, num crescimento de 1,3 ponto porcentual sobre março.

Essa foi a primeira vez em 20 anos que o resultado mensal do índice superou o patamar de 8%. O número também ficou longe do prognóstico feito pelo ministro da Economia, Sergio Massa, no ano passado. Na ocasião, ele havia afirmado que a taxa de abril “começaria com um três na frente”.

Antes do anúncio oficial do indicador, o presidente argentino, Alberto Fernández (foto em destaque), fez o seguinte comentário sobre o resultado da inflação em abril: “Não será  aquele que queremos”. A elevação de 8,4% foi a maior no governo Fernández.

O resultado marca ainda cinco meses consecutivos de avanço da inflação, apesar da adoção de programas de controle de preços no país. A projeção é que o indicador atinja 130% até o fim de 2023, segundo levantamento do jornal “El Cronista”

Em abril, foram os seguintes os setores que registraram os maiores reajustes de preços: “vestuário e calçados” (10,8%), devido a variações sazonais, “alimentação e bebidas não alcoólicas” (10,1%) e “restaurantes e hotéis” (9,9%).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?