metropoles.com

Inflação em Porto Alegre é quase o dobro da nacional, diz IBGE

Na capital gaúcha, IPCA subiu 0,87% em maio, ante avanço de 0,46% da média calculada para o país. Só Goiânia apresentou deflação

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Semae e prefeitura de São Leopoldo
Imagem colorida de enchente no Rio Grande do Sul - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de enchente no Rio Grande do Sul - Metrópoles - Foto: Divulgação/Semae e prefeitura de São Leopoldo

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, registrou alta de 0,46% em maio no Brasil, ficando acima da previsão de mercado, cuja estimativa era de 0,42%. Em Porto Alegre, contudo, o indicador avançou 0,87% no mês passado, como consequência da tragédia provocada pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Ou seja, o índice na capital gaúcha foi quase o dobro do registrado na média do país. Em segundo lugar da lista ficou São Luís (MA), com avanço de 0,67%. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (11/6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A situação de calamidade acabou afetando a alta dos preços de alguns produtos e serviços”, diz o gerente da pesquisa do IBGE, André Almeida. “Em maio, as principais altas foram da batata-inglesa (23,94%), do gás de botijão (7,39%) e da gasolina (1,80%).”

 Dos 16 locais pesquisados, apenas Goiânia (-0,06%) teve deflação. Esse resultado foi relacionado ao recuo de preços da gasolina (-3,61%) e do etanol (-6,57%) no município.

São Paulo ficou em 12º lugar, com inflação de 0,37% em maio. Brasília veio a seguir, na 13ª posição, com 0,34%.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?