metropoles.com

Inflação e desemprego na zona do euro ficam estáveis

Em agosto, inflação anual na zona do euro ficou em 5,3%, mesmo índice de julho. Dados de desemprego referentes a julho mostram estabilidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Imagem colorida de bandeiras azuis com estrelas amarelas da União Europeia, dispostas uma ao lado da outra, tremulando, com um prédio ao fundo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de bandeiras azuis com estrelas amarelas da União Europeia, dispostas uma ao lado da outra, tremulando, com um prédio ao fundo - Metrópoles - Foto: iStock

O índice de inflação na zona do euro se manteve inalterado em agosto deste ano, na comparação com o mês anterior, de acordo com dados preliminares divulgados nesta quinta-feira (31/8) pelo escritório oficial de estatísticas da União Europeia, o Eurostat.

Neste mês, a inflação anual na zona do euro ficou em 5,3%, mesmo índice de julho e um pouco acima das estimativas do mercado, que eram de 5,1%.

Em relação a julho deste ano, a inflação foi de 0,6%, ante 0,4% das projeções. No mês anterior, na base de comparação mensal, a zona do euro havia registrado deflação de 0,1%.

O núcleo de inflação anual, que exclui a variação de preços em itens como energia e alimentos, também foi de 5,3% em agosto (ante 5,5% de julho). Na leitura mensal, o núcleo ficou em 0,3%.

Entre os principais componentes da inflação na zona do euro, o índice mais alto ficou com a categoria alimentos, álcool e tabaco, com variação de 9,8%.

Desemprego

Também nesta quinta, foi divulgada a taxa de desemprego na zona do euro referente ao mês de julho, que ficou em 6,4%, estável em relação a junho deste ano e abaixo dos 6,7% registrados em julho de 2022.

Na União Europeia como um todo, o desemprego em julho foi de 5,9%, um cenário de estabilidade em relação a junho e abaixo dos 6,1% verificados no mesmo período do ano passado.

Segundo o Eurostat, mais de 12,9 milhões de pessoas estavam desempregadas na União Europeia em julho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?