Inflação e desemprego na zona do euro ficam estáveis
Em agosto, inflação anual na zona do euro ficou em 5,3%, mesmo índice de julho. Dados de desemprego referentes a julho mostram estabilidade
atualizado
Compartilhar notícia
O índice de inflação na zona do euro se manteve inalterado em agosto deste ano, na comparação com o mês anterior, de acordo com dados preliminares divulgados nesta quinta-feira (31/8) pelo escritório oficial de estatísticas da União Europeia, o Eurostat.
Neste mês, a inflação anual na zona do euro ficou em 5,3%, mesmo índice de julho e um pouco acima das estimativas do mercado, que eram de 5,1%.
Em relação a julho deste ano, a inflação foi de 0,6%, ante 0,4% das projeções. No mês anterior, na base de comparação mensal, a zona do euro havia registrado deflação de 0,1%.
O núcleo de inflação anual, que exclui a variação de preços em itens como energia e alimentos, também foi de 5,3% em agosto (ante 5,5% de julho). Na leitura mensal, o núcleo ficou em 0,3%.
Entre os principais componentes da inflação na zona do euro, o índice mais alto ficou com a categoria alimentos, álcool e tabaco, com variação de 9,8%.
Desemprego
Também nesta quinta, foi divulgada a taxa de desemprego na zona do euro referente ao mês de julho, que ficou em 6,4%, estável em relação a junho deste ano e abaixo dos 6,7% registrados em julho de 2022.
Na União Europeia como um todo, o desemprego em julho foi de 5,9%, um cenário de estabilidade em relação a junho e abaixo dos 6,1% verificados no mesmo período do ano passado.
Segundo o Eurostat, mais de 12,9 milhões de pessoas estavam desempregadas na União Europeia em julho.