metropoles.com

Inflação cai na China e acende temor de desaceleração

Inflação ao produtor na China teve em maio a maior queda anual em sete anos, enquanto preços ao consumidor tiveram deflação no mês

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Emre Aytekin/Anadolu Agency via Getty Images
Imagem colorida mostra Xi Jinping discursando após ser eleito pela terceira vez como presidente da China - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Xi Jinping discursando após ser eleito pela terceira vez como presidente da China - Metrópoles - Foto: Emre Aytekin/Anadolu Agency via Getty Images

Enquanto o mundo se preocupa com pressões de alta na inflação, a China tem vivido o problema oposto, com novos dados de preços no país mostrando que a economia pode estar desacelerando de forma rápida.

Segundo dados oficiais divulgados nesta sexta-feira (9/6), a inflação ao produtor na China caiu 4,6% em maio no acumulado em 12 meses. É a maior queda em sete anos (quando havia sido de mais de 7%, em 2016).

O resultado veio abaixo das expectativas do mercado (de 4,3%). Em abril, o índice já havia tido forte deflação, de 3,6%.

Já a inflação ao consumidor, também divulgada hoje, subiu 0,2% em maio no acumulado em 12 meses e caiu 0,2% no dado mensal, na comparação com o mês imediatamente anterior. O resultado também veio abaixo das expectativas do mercado.

Recuperação lenta

Após a divulgação, a cotação do yuan, a moeda chinesa, operava em leve baixa em relação ao dólar. As bolsas em Xangai e Shenzhen fecharam próximas da estabilidade.

A economia chinesa tem tido dificuldade em voltar à marcha de alto crescimento, mesmo após o fim das restrições pela Covid-19. O risco de o país fechar o ano em deflação, nesse caso, é uma notícia negativa para a economia em Pequim.

A meta do governo chinês é ter crescimento de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023.

Os mercados aguardam algum anúncio de estímulo fiscal ou monetário (como um ainda improvável corte na taxa de juros chinesa), mas o governo chinês não tem dado sinais, por ora, de que alguma medida está no radar imediato.

O escritório oficial de estatísticas do governo chinês atribuiu os números a uma economia global fraca e queda nos preços das commodities e demanda internacional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?