metropoles.com

Reforma Tributária vai aumentar o PIB em 20%, projeta consultora

Painelista de evento realizado pela Fiesp, a consultora Melina Rocha crava aumento no PIB do Brasil nos próximos 15 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Ayrton Vignola / Fiesp
Evento discute futuro da indústria
1 de 1 Evento discute futuro da indústria - Foto: Ayrton Vignola / Fiesp

A indústria será a maior beneficiada pela Reforma Tributária. A opinião é da consultora Melina Rocha, especialista em temas tributários, que cravou aumento de 20% no PIB ao longo dos próximos 15 anos. 

A fala da especialista — diretora na York University e que prestou assessoria técnica para o governo brasileiro sobre os modelos do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) — foi feita durante o Fórum Estadão Think – A Indústria no Brasil Hoje e Amanhã, realizado na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).

“A reforma tributária vai ter um impacto, vai gerar um aumento de 20% do PIB potencial do país ao longo de 15 anos. O aumento de produtividade no setor industrial deve crescer 8%, enquanto a atividade do setor em si pode crescer até 25%”, afirmou. “Além disso, outra vitória da indústria é que muitos itens terão alíquotas reduzidas ou até zeradas. Assim como o reembolso do chamado resíduo tributário (imposto pago ao longo da cadeia), em um cenário conservador, poderá ser feito pelo governo em até 180 dias”, explicou a consultora.

Na avaliação de Cornelius Fleischhaker, economista sênior do Banco Mundial baseado no Brasil, reforça a tese. Para ele, a Reforma Tributária irá colocar o país acima da média e melhorará o ambiente de negócios no país.

“O sistema atual é horroroso e sobretudo nas cadeias mais longas. Não vai mudar bruscamente do dia para a noite. E não é coincidência ela chegar apenas agora, depois de muita resistência. O fato de termos uma transição paulatina ajudou a quebrar as contrariedades”, avaliou.

“O investimento a ser feito no Brasil, a partir desse novo cenário, vai ser feito sobre outras premissas, o que deverá melhorar o ambiente de negócios, de forma contínua, durante essa próxima década.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?