Luiz Césio Caetano assume a Firjan e promete aumento de produtividade
Durante a posse na Firjan, Caetano destacou que vai priorizar o aumento da produtividade da indústria, e o desenvolvimento socioeconômico
atualizado
Compartilhar notícia
O empresário Luiz Césio Caetano, acionista da Sal Cisne, assumiu nesta segunda-feira (14/10) a presidência da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Em seu discurso de posse, Caetano, 74 anos, destacou questões que precisam ser priorizadas para o aumento da produtividade da indústria e o desenvolvimento socioeconômico do estado e do país: gestão pública eficiente; mão de obra qualificada; transição, integração e eficiência energética; infraestrutura; e segurança pública.
“Vamos trabalhar para contribuir no enfrentamento a essas questões, sempre atuando de forma efetiva e incansável pela defesa de interesses da nossa indústria, numa Firjan ainda mais ágil, dinâmica, participativa, propositiva e inovadora”, pontuou o novo presidente da federação.
Caetano também afirmou que a instituição pode ser protagonista em questões de interesse do país e pode “contribuir para diminuir a dependência de cadeias globais, cada vez mais afetadas por conflitos em escala mundial como os que vivemos neste momento”, disse Caetano.
Presente ao evento, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, celebrou a importância indústria para o país e se colocou à disposição da entidade para garantir o crescimento do setor. Alckmin também lembrou que a Nova Indústria Brasil, política industrial que vai impulsionar o desenvolvimento nacional, contará com R$ 300 bilhões para financiamentos destinados à nova política industrial até 2026.
“A Nova Indústria Brasil tem alicerces na inovação, sustentabilidade e competitividade. Estamos promovendo medidas de estímulos ao setor que já estão tendo resultados positivos para a economia. E continuamos à disposição da Firjan para trabalharmos juntos para fazer a indústria crescer ainda mais”, destacou Alckmin.
Atuando há 50 anos na indústria fluminense, desde 2023 Caetano é diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Nascido em Campos, engenheiro mecânico de formação, ele também preside, desde 1997 preside o Sindicato da Indústria de Refinação e Moagem de Sal do Estado do Rio de Janeiro (Sindisal).