metropoles.com

Itália quer parceria com Brasil para enfrentar mudanças climáticas

Durante o fórum na Fiesp foram assinados memorandos de cooperação para o aprofundamento das relações entre Brasil e Itália

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ayrton Vignola/Fiesp
vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, com presidente da Fiesp
1 de 1 vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, com presidente da Fiesp - Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

“Uma estratégia sem viés ideológico”, assim deve ser o enfrentamento das mudanças climáticas na avaliação do vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani. Ele participou, nesta quarta-feira (9/10), do Fórum Empresarial Brasil-Itália realizado na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). Durante o evento, foram assinados memorandos de cooperação para o aprofundamento das relações entre os dois países.

“A luta contra as mudanças climáticas é uma prioridade, mas, como sempre dizemos, deve ter uma estratégia pragmática. Se esta luta se tornar ideológica, corremos o risco de travar uma batalha na teoria, sem obter resultados, penalizando antes a indústria, as empresas e a agricultura”, declarou.

Na avaliação de Tajani, a agenda climática precisa caminhar junto com a política industrial para que o setor produtivo não perca a competitividade.

Durante a abertura do fórum, o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, afirmou que a indústria brasileira é favorável ao Acordo União Europeia-Mercosul. A afirmação foi bem recebida pelo vice-primeiro-ministro italiano, que disse também estar trabalhando para remover os “poucos obstáculos” para a conclusão positiva do acordo comercial entre os dois blocos econômicos.

Por fim, Tajani disse que o Mercosul é considerado como uma “prioridade política” pelo governo italiano e citou a proximidade da Itália com a capital paulista.

“São Paulo é a maior cidade italiana do mundo, existem milhões de brasileiros que têm origem italiana. Não podemos nos afastar do Brasil de forma alguma”, declarou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?