metropoles.com

Indústria paulista busca descarbonização para seguir no jogo global

Termo de cooperação assinado entre Desenvolve SP e Fiesp tem como objetivo desenvolver linhas de crédito para a inovação e descarbonização

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Presidente da Fiesp Josué Gomes da Silva
1 de 1 Presidente da Fiesp Josué Gomes da Silva - Foto: Divulgação

O presidente do Desenvolve SP, Ricardo Brito, e o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, assinaram nesta terça-feira (13/8), um de termo de cooperação com o objetivo de desenvolver linhas de crédito para promover a inovação, a descarbonização e a competitividade das indústrias do estado de São Paulo.

A proposta pretende manter as indústrias paulistas em linha com a demanda global dos consumidores.

Na abertura do evento de assinatura, o presidente da Fiesp lembrou que a indústria brasileira contribui com apenas 6% das emissões de gases de efeito estufa. A maior emissão de carbono no Brasil, 38% , é explicada pela mudança de uso da terra. Outros 29% são da agropecuária, e 23% vem da geração de energia. 

Ainda que tenha uma participação menor, Gomes da Silva registrou que o Programa Jornada de Descarbonização da indústria, lançado no evento, tem sua relevância por promover a melhoria de processos, o aumento de competitividade e ainda permitir a redução de custos e o atendimento à demanda de consumidores cada vez mais exigentes.

“Fazemos parte de uma economia cada vez mais global, de cadeias globais de valor. E há uma exigência dos consumidores internacionais cada vez maior por produtos verdes, por produtos descarbonizados, até porque as mudanças climáticas não são provocadas pelo Brasil, não são muito menos provocadas pela indústria brasileira, mas elas são uma preocupação real no mundo e dos consumidores mundiais”, frisou.

Sem a diminuição da pegada de carbono, ele acredita que, em breve, o Brasil não poderá mais vender seus produtos.

“Nossa indústria faz parte dessas cadeias, se nós não nos adaptarmos, se nós não diminuirmos a nossa pegada de carbono, nós não poderemos fazer parte dessas cadeias e, portanto, em breve, não poderemos fazer parte de um mundo cada vez mais globalizado, mais integrado e não poderemos vender os nossos produtos. Especialmente em algumas indústrias específicas, é pela nossa sobrevivência”, concluiu.

Transição sustentável

O Programa Jornada de Descarbonização, realizado em parceria por Fiesp, Senai e Sebrae, pretende apoiar as indústrias paulistas na transição para um futuro mais sustentável e competitivo.

Podem participar do programa os micros, pequenos e médios estabelecimentos industriais que passarão por seis etapas de consultoria gratuita, focada na redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), além de capacitações e acesso à ferramenta para realizar o Inventário de Emissões de GEE de forma autônoma.

Na avaliação do superintendente do Sebrae São Paulo, Nelson Hervey Costa, a agenda é importante sobretudo para ajudar as pequenas indústrias, muitas das quais não possuem informações suficientes para atender às novas exigências ambientais do mercado. Para ajudar a estes empresários, o programa vai oferecer dois cursos: um explicando o tema descarbonização e outro ensinando como elaborar o Inventário de Gases de Efeito Estufa da sua indústria. Os cursos serão gratuitos.

Temos que pensar toda a agenda de sustentabilidade e pensar na economia de baixo carbono como uma oportunidade de negócio. Acho que esse é um ponto importante. Para a pequena indústria o caminho sempre é mais difícil. Temos um caminho grande para construir juntos, para dar oportunidade, para dar competitividade, para trazer uma agenda global, uma agenda do planeta, pensando não só nas possibilidades econômicas dos negócios, mas também pensando nas próximas gerações”, pontuou Costa. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?