metropoles.com

Indústria 4.0: Finep destina R$ 16,8 milhões para projetos de inovação

Recursos podem financiar até 70% de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) focados na indústria 4.0

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ Senai
Gustavo Leal Diretor Geral do Senai
1 de 1 Gustavo Leal Diretor Geral do Senai - Foto: Divulgação/ Senai

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) anunciam a chamada Smart Factory, que destinará R$ 16,8 milhões em recursos não reembolsáveis para financiar até 70% de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) focados em tecnologias da Indústria 4.0. A iniciativa visa melhorar a produtividade de micro, pequenas e médias indústrias (MPMEs) através da aplicação de tecnologias avançadas.

A chamada prioriza tecnologias como inteligência artificial, IoT, big data, realidade aumentada e sistemas ciber-físicos, com foco em elevar os níveis de produtividade e competitividade das MPMEs industriais.

“As chamadas Smart Factory têm o propósito de melhorar a produtividade de indústrias de micro, pequeno e médio porte por meio da aplicação de tecnologias da indústria 4.0. Os Institutos Senai entram com o apoio ao desenvolvimento das novas soluções e, nesse processo, ganham não só as empresas que desenvolvem e fornecem a tecnologia, como também as MPMEs que recebem as soluções tecnológicas”, destaca o diretor-geral do Senai, Gustavo Leal.

Como participar

Empresas interessadas devem submeter propostas até 11 de novembro pela plataforma Inovação para a Indústria ou procurar um Instituto Senai para desenvolver e submeter propostas. A aplicação das soluções deve ser validada em MPMEs industriais, que atuarão como empresas-piloto.

Os projetos têm duração de até 12 meses, prorrogáveis por mais 6 meses, e as empresas proponentes devem contribuir com contrapartidas de, no mínimo, 30% do valor total do projeto, sendo 10% financeira para micro, pequenas e médias empresas, e 30% financeira para empresas de grande porte.

A ação faz parte do programa federal Brasil Mais Produtivo, dentro da modalidade de transformação digital. Até 2027 a estimativa é desenvolver 300 projetos de inovação, impactando positivamente a produtividade de 8,4 mil MPMEs.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?