Indústria 4.0: Finep destina R$ 16,8 milhões para projetos de inovação
Recursos podem financiar até 70% de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) focados na indústria 4.0
atualizado
Compartilhar notícia
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) anunciam a chamada Smart Factory, que destinará R$ 16,8 milhões em recursos não reembolsáveis para financiar até 70% de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) focados em tecnologias da Indústria 4.0. A iniciativa visa melhorar a produtividade de micro, pequenas e médias indústrias (MPMEs) através da aplicação de tecnologias avançadas.
A chamada prioriza tecnologias como inteligência artificial, IoT, big data, realidade aumentada e sistemas ciber-físicos, com foco em elevar os níveis de produtividade e competitividade das MPMEs industriais.
“As chamadas Smart Factory têm o propósito de melhorar a produtividade de indústrias de micro, pequeno e médio porte por meio da aplicação de tecnologias da indústria 4.0. Os Institutos Senai entram com o apoio ao desenvolvimento das novas soluções e, nesse processo, ganham não só as empresas que desenvolvem e fornecem a tecnologia, como também as MPMEs que recebem as soluções tecnológicas”, destaca o diretor-geral do Senai, Gustavo Leal.
Como participar
Empresas interessadas devem submeter propostas até 11 de novembro pela plataforma Inovação para a Indústria ou procurar um Instituto Senai para desenvolver e submeter propostas. A aplicação das soluções deve ser validada em MPMEs industriais, que atuarão como empresas-piloto.
Os projetos têm duração de até 12 meses, prorrogáveis por mais 6 meses, e as empresas proponentes devem contribuir com contrapartidas de, no mínimo, 30% do valor total do projeto, sendo 10% financeira para micro, pequenas e médias empresas, e 30% financeira para empresas de grande porte.
A ação faz parte do programa federal Brasil Mais Produtivo, dentro da modalidade de transformação digital. Até 2027 a estimativa é desenvolver 300 projetos de inovação, impactando positivamente a produtividade de 8,4 mil MPMEs.