metropoles.com

Debates sobre IA e fake news não devem ser misturados, pede senador

Para senador Eduardo Gomes, regulamentação da IA é desafio e Brasil precisa definir se quer assumir protagonismo no tema

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Relator do marco da Inteligência Artificial (IA) no Senado Federal, Eduardo Gomes (PL-TO) , participa de evento na Fiesp
1 de 1 Relator do marco da Inteligência Artificial (IA) no Senado Federal, Eduardo Gomes (PL-TO) , participa de evento na Fiesp - Foto: null

O relator do Marco da Inteligência Artificial (IA) no Senado Federal, Eduardo Gomes (PL-TO)  disse nesta segunda-feira (5/8) que é preciso separar a tramitação do texto com o debate a respeito das fake news e desinformação no Congresso Nacional. Em sua fala, durante a abertura do evento que debate o tema na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), o senador classificou a regulamentação como um grande desafio. 

“Estamos diante de um grande desafio e de uma matéria que não pode ser analisada com os olhos da polarização política do país. Não tem sido fácil pontuar a regulação da tecnologia. Impossível discutir inteligência artificial sem a confusão da justiça eleitoral, da fake news, do ambiente de segurança cibernética, do ambiente da proteção de dados e da regulação da tecnologia em si”, pontuou o senador.

Semana passada, o governo apresentou seu Plano Brasileiro de Inteligência Artificial 2024-2028, que prevê R$ 23 bilhões de investimentos no quadriênio, sendo a ampla maioria de origem estatal, cabendo R$ 1,06 bi para a iniciativa privada.

Ainda na avaliação de Eduardo Gomes, o Brasil precisa decidir que papel terá no tema. Se seguirá o decidido pelos Estados Unidos e União Europeia ou se assumirá a vanguarda.

“A partir da semana que vem devemos ter uma análise mais técnica e pontual sobre desenvolvimento da inteligência artificial. Vamos consumir o que os outros países decidirem ou vamos desenvolver uma política que coloque, aos poucos, o país em uma posição de vanguarda no debate do tema”, concluiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?