metropoles.com

Faturamento da indústria cresce em abril e dá fôlego ao setor

Indústria de transformação produz e vende mais em abril, segundo a CNI, refletindo melhoras do mercado de trabalho e do crédito

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Governo do Ceará
produção industrial
1 de 1 produção industrial - Foto: Reprodução/Governo do Ceará

O faturamento da indústria cresceu 1,5% em abril na comparação com março e 12,2% ante o mesmo mês do ano passado, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (11/6) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

No acumulado do ano também houve alta, de 2,4% ante o primeiro trimestre de 2023. O faturamento medido pela pesquisa é a quantidade total de produtos vendidos multiplicada pelo preço.

Outros indicadores importantes do setor industrial também cresceram em abril, segundo aponta a pesquisa da CNI, feita com 980 empresas de entre 2 e 27 de maio.

Foram os casos das horas trabalhadas na produção, com aumento de 2,4% em abril sobre março, e de utilização da capacidade instalada, que subiu de 78,7% em março para 79,2% em abril, já corrigida a sazonalidade. São dois dados que demonstram que a indústria de transformação trabalhou mais em abril do que em março para entregar a produção pretendida.

A CNI ressaltou, no entanto, que os efeitos negativos das chuvas generalizadas no Rio Grande do Sul, estado com indústria forte e diversificada, só serão captados pela pesquisa do mês de maio.

Mercado de trabalho

“O mercado de trabalho aquecido, com avanço do rendimento, a melhora do ambiente de crédito e a inflação moderada favorecem o poder de compra da população e, consequentemente, o consumo de bens industriais”, explica Larissa Nocko, economista da CNI.

“Mesmo os indicadores que recuaram no mês apresentam aumento quando comparados com o ano passado, mostrando que a situação da Indústria de transformação é mais favorável em relação a 2023”, diz Larissa.

A pesquisa Indicadores Industriais apontou recuos na massa salarial (-2,8%) e no rendimento médio do trabalhador (-2,5%), devolvendo parte do avanço registrado em março. Já o emprego permaneceu estável na passagem de março para abril, ficando em -0,3%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?