metropoles.com

Confiança na indústria atinge maior número de setores desde 2022

Entre os setores da indústria mais confiantes estão farmoquímicos e farmacêuticos, bebidas e impressão e reprodução

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Empresa Atvos bioenergia, produtora de etanol em Goiás
1 de 1 Empresa Atvos bioenergia, produtora de etanol em Goiás - Foto: Reprodução

A confiança dos empresários industriais brasileiros está em alta. Pela primeira vez, desde 2022, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) Setorial, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revelou que 27 dos 29 setores industriais estão otimistas.

Segundo a CNI, o aumento do otimismo reflete a expectativa de um ambiente econômico mais estável e promissor, apesar das variações entre os setores e regiões. “A disseminação da confiança é um indicativo positivo para o final de 2024, reforçando a perspectiva de recuperação e expansão para a indústria brasileira nos próximos meses”, diz a confederação em nota.

Na passagem de outubro para novembro, quatro setores migraram da falta de confiança para a confiança: biocombustíveis, móveis, madeira e produtos de borracha. Entre os segmentos mais confiantes estão farmoquímicos e farmacêuticos (58,9 pontos), bebidas (55,6 pontos) e impressão e reprodução (54,6 pontos).

Por outro lado, os setores de equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos (47,4 pontos) e produtos de minerais não metálicos (49,8 pontos) permaneceram abaixo da linha divisória de 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança.

A confiança foi mantida ou cresceu em empresas de todos os portes, embora de maneira desigual. Grandes empresas registraram 54 pontos, enquanto médias e pequenas ficaram em 52,8 e 51,5 pontos, respectivamente. Regionalmente, a confiança avançou na região Sul (+2,2 pontos), mas caiu no Norte (-2,3 pontos) e no Nordeste (-0,8 ponto). Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, os índices permaneceram praticamente estáveis.

“Apesar de o Icei de algumas regiões e das indústrias de pequeno porte ter caído, empresários de todos os portes e regiões seguem confiantes”, pondera o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

Perspectivas

O Icei é uma ferramenta importante para identificar mudanças na tendência da produção industrial e prever o desempenho do setor e do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo a CNI, empresários confiantes tendem a aumentar investimentos e produção, antecipando crescimento na demanda.

Na edição de novembro, participaram da pesquisa 1.838 empresas, sendo 740 pequenas, 671 médias e 427 grandes, entre os dias 1º e 12 de novembro.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?