metropoles.com

Confiança da indústria da construção cresce dois pontos, aponta CNI

Índices de atividade e de emprego estão em patamar muito acima do usual para o mês de agosto. Intenção de investir, no entanto, recuou

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ubirajara Machado/MDS
IMAGEM COLORIDA DE RESIDÊNCIAS DOMinha casa, minha vida
1 de 1 IMAGEM COLORIDA DE RESIDÊNCIAS DOMinha casa, minha vida - Foto: Ubirajara Machado/MDS

A confiança do empresário da indústria da construção cresceu em setembro de acordo com a Sondagem Indústria da Construção, divulgada nesta sexta-feira (20/9) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador que mede o otimismo dos industriais do setor subiu dois pontos em relação ao mês de agosto – quando registrava 51,3 pontos – e, com isso, está mais próximo da média histórica, de 53,8 pontos.

Segundo o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, nem mesmo o aumento da Selic atrapalhou o humor dos industriais deste setor específico.

“A construção vem tendo resultados positivos por conta de mudanças no programa Minha Casa, Minha Vida, que impulsionaram as vendas e o lançamento de unidades residenciais. Há também um crescimento de obras de infraestrutura. Há também a questão da taxa de juros. Apesar do recente aumento, a Selic ainda está menor do que no ano passado e esses efeitos defasados positivos continuam impulsionando o setor da construção”, analisa.

O ICEI da Construção é composto por dois subíndices: o de Condições Atuais e o de Expectativas. O primeiro subiu de 47,4 pontos para 48,8 em setembro. Já o de Índice de Expectativas subiu 2,2 pontos e foi para 55,5.

No recorte por setor, a confiança cresceu entre os empresários de Construção de Edifícios e de Obras de Infraestrutura, mas diminuiu entre os que empreendem no segmento de serviços especializados.

A pesquisa revela, ainda, que o índice de evolução do número de empregados se estabilizou — em comparação com o mês anterior — em 50,1 pontos. Mais uma vez, o segmento de Obras de Infraestrutura se destacou positivamente. Já o de Serviços Especializados mostrou relativa estabilidade, enquanto o de Construção de Edifícios registrou queda no número de trabalhadores.

Ainda de acordo com a pesquisa, o índice de intenção de investimento caiu 0,8 ponto em setembro, de 44,7 pontos para 43,9. O indicador mede a intenção do empresário em aportar recursos na compra de máquinas e equipamentos, pesquisa e desenvolvimento, bem como inovação de produto ou de processo nos próximos seis meses. Apesar da queda, a segunda consecutiva, o índice segue relativamente elevado, pois continua acima da média histórica de 37,6 pontos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?