metropoles.com

CNI: 85% das indústrias já desenvolvem práticas de economia circular

Levantamento da CNI aponta também que 68% das empresas com iniciativas circulares acreditam que medidas reduzem gases de efeito estufa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CLARABOIA FILMES/CNI
Mulher mexendo em lixo reciclável
1 de 1 Mulher mexendo em lixo reciclável - Foto: CLARABOIA FILMES/CNI

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Centro de Pesquisa em Economia Circular da Universidade de São Paulo (USP), produzida este ano junto à base industrial, revelou que 85% das indústrias no Brasil desenvolvem pelo menos uma prática de economia circular – sistema em que o modo de produção é redesenhado para permitir um fluxo circular dos recursos, minimizar os resíduos e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

“A transição para a economia circular não é apenas uma aspiração, mas uma realidade em constante evolução na indústria, que tem demonstrado um compromisso crescente com a adoção de práticas circulares”, afirma o presidente da CNI, Ricardo Alban.

A pesquisa ouviu 253 indústrias de transformação e construção entre 17 de maio e 30 de julho de 2024. Ao implementar práticas circulares, 68% dos empresários afirmaram que as medidas contribuem para a redução de gases de efeito estufa e, consequentemente, para o combate às mudanças climáticas.

Segundo o Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa, iniciativa do Observatório do Clima, o setor de resíduos foi responsável por 4% (91,3 milhões de toneladas) das emissões de CO2 no Brasil, em 2022.

Para o diretor de Relações Institucionais da CNI, Roberto Muniz, as práticas contribuem para uma transição para a economia de baixo carbono. “É menos emissão de gases de efeito estufa, menor extração de novos recursos, melhor uso de energia. Então, as empresas reduzem a pegada de carbono da atividade industrial e evitam agravar outras questões, como a redução da vida útil dos aterros”, avalia Muniz.

Considerando o comprometimento da indústria no desenvolvimento da economia circular, a pesquisa mapeou as práticas mais avançadas. Para isso, as empresas indicaram as medidas que vêm adotando. Metade das indústrias disseram ter programas de sustentabilidade, 42% desenvolvem produtos que podem ser recuperados, 42% substituem material virgem por material reciclado, 40% fazem reúso de efluentes tratados na produção, 31% reciclam materiais e 26% praticam a logística reversa.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?