metropoles.com

Carga tributária é apontada como principal desafio da construção civil

Para 25,4% dos empresários do setor, o alto custo da mão de obra qualificada e as elevadas taxas de juro também são desafios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Alcântara/Metrópoles
industrai construcao civil
1 de 1 industrai construcao civil - Foto: Gustavo Alcântara/Metrópoles

A indústria da construção civil brasileira aponta a carga tributária como o maior desafio no 3º trimestre de 2024. Segundo a Sondagem Indústria da Construção, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), 29,2% dos empresários do setor apontaram os tributos elevados como o principal problema do setor. Em seguida, empatados com 25,4%, aparecem o alto custo da mão de obra qualificada e as elevadas taxas de juros.

A falta de mão de obra não qualificada, citada por 22% dos empresários, e a burocracia excessiva, mencionada por 20,5%, completam o ranking dos principais entraves para o setor. “Esses fatores, somados, refletem uma crescente insatisfação dos empresários com as condições financeiras de suas empresas”, afirma o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

O levantamento também revelou que a avaliação dos empresários quanto à situação financeira de suas empresas piorou no 3º trimestre. O índice caiu para 47,7 pontos, um ponto abaixo do trimestre anterior. O índice de lucro operacional também recuou, atingindo 45,4 pontos, reforçando a insatisfação. Houve também percepção de alta nos preços de insumos e matérias-primas, com o indicador de custo subindo para 61,3 pontos, embora de forma menos intensa que no trimestre anterior.

O acesso ao crédito ainda é uma dificuldade para o setor, apesar de um leve avanço de 1,2 ponto, com o índice marcando 40,3 pontos. “Ainda que tenha melhorado, o acesso ao crédito continua desafiador para a maioria dos empresários, o que limita a capacidade de investimento e expansão do setor”, complementa Azevedo.

Expectativas positivas

Apesar dos desafios, o otimismo parece crescer entre os empresários. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) da Construção subiu 1,2 ponto em outubro, alcançando 54,5 pontos, o segundo maior valor do ano. Esse aumento foi impulsionado pelas expectativas otimistas para os próximos seis meses, especialmente nas atividades, novos empreendimentos, compras de insumos e aumento de mão de obra.

“Essa alta na confiança reflete as boas expectativas para o próximo semestre, indicando que, embora enfrentem dificuldades, os empresários estão esperançosos de que o desempenho do setor e da economia melhore”, afirma Azevedo.

O índice de intenção de investimento também subiu 2,5 pontos em outubro, atingindo 46,4 pontos, superando a média histórica e indicando disposição do setor para crescer e expandir suas operações.

Em setembro, o índice de nível de atividade da construção registrou 49,4 pontos, marcando o segundo mês consecutivo abaixo dos 50 pontos, o que reflete uma retração no setor. O número de empregados também caiu, com o índice de emprego ficando em 48,4 pontos, apontando para uma redução no quadro de trabalhadores. Além disso, a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) caiu um ponto percentual, atingindo 67%, mas ainda se mantém três pontos acima da média histórica do mês.

A pesquisa da CNI foi realizada entre 1º e 10 de outubro de 2024, com a participação de 322 empresas do setor, entre elas 129 de pequeno porte, 129 de médio porte e 74 de grande porte.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?