metropoles.com

Brasil cai em ranking global de competitividade da Firjan

Singapura, Suíça e Dinamarca lideram a lista. Brasil fica atrás de vizinhos como Uruguai e Chile, evidenciando os desafios estruturais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luiz Césio Caetano, novo presidente da Firjan
1 de 1 Luiz Césio Caetano, novo presidente da Firjan - Foto: null

O Índice Firjan de Competitividade Global (IFCG), apresentado nesta quarta-feira (11/12) pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), revela que o Brasil ocupa a 46ª posição entre 66 países analisados, registrando uma perda de seis colocações nos últimos 10 anos. Enquanto Singapura, Suíça e Dinamarca lideram a lista, o Brasil fica atrás de vizinhos como Uruguai e Chile, evidenciando os desafios estruturais que limitam a competitividade​.

“Um dos graves problemas estruturais do Brasil é que as pessoas acabam não tendo acesso a uma educação de qualidade. Isso vira uma barreira para que consigam melhores postos de trabalho e um gargalo para as empresas que não conseguem mão de obra preparada para os novos tempos, à altura dos enormes desafios que as transformações tecnológicas impõem”, ressalta o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.

O IFCG avalia os países em quatro pilares: eficiência do Estado, ambiente de negócios, infraestrutura e capital humano. O Brasil apresentou desempenho abaixo da média global em todos eles.

Confira:

Eficiência do Estado: o Brasil está na 52ª posição, refletindo problemas como altos índices de corrupção e baixa eficácia governamental. A segurança jurídica no país é 31%, inferior à média dos líderes do ranking, como Dinamarca e Suíça​.

Ambiente de negócios: na 51ª colocação, o Brasil sofre com instabilidade política e baixa qualidade regulatória. A estabilidade política na Argentina, por exemplo, supera a brasileira, e a qualidade regulatória do Brasil é 52% inferior à do Chile​.

Infraestrutura: ocupando a 47ª posição, o Brasil apresenta uma taxa de investimento em infraestrutura de 18% ao ano, muito abaixo da China (43%) e da Índia (33%). Além disso, o tempo médio para conexão elétrica no Brasil é de 128 dias, mais que o dobro do registrado na Índia (53 dias)​.

Capital humano: este é o pilar com melhor desempenho relativo, na 33ª posição, mas ainda revela lacunas significativas. Enquanto países como Suíça e Coreia do Sul investem em média US$ 22 mil por aluno ao ano, o Brasil destina apenas US$ 3,7 mil. Em pesquisa e desenvolvimento, o Brasil investe 1,2% do PIB, contra 4,6% da Coreia do Sul

Aprendizado

O levantamento também destaca que o Brasil precisa aprender com países que estão muito à frente na questão da competitividade, como Singapura, Suíça e Dinamarca.

“É urgente que o Brasil comece um movimento efetivo, com políticas públicas para reverter o quadro em que se encontra hoje: um gigante, que poderia andar lado a lado com as grandes potências mundiais, mas que fica atrás na corrida da competitividade porque não consegue aproveitar todo o seu potencial”, enfatiza Caetano.

Embora o Brasil tenha perdido posições, outros países também enfrentam dificuldades. O Chile e a África do Sul, por exemplo, apresentaram quedas significativas em competitividade. Em contraste, Índia e Coreia do Sul avançaram, evidenciando que investimentos estratégicos em inovação e capital humano são determinantes para melhorar em rankings globais​.

O estudo da Firjan reforça a necessidade de uma agenda nacional focada em reformas estruturais e no fortalecimento da governança, criando um ambiente propício ao desenvolvimento econômico sustentável e competitivo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?