metropoles.com

Indústria e serviços puxam alta do PIB; agro não repete desempenho

Setor industrial avançou 0,9% no período entre abril e junho de 2023, enquanto serviços cresceram 0,6%. Agropecuária recuou 0,9%, diz IBGE

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de indústria
1 de 1 Imagem colorida de indústria - Foto: Getty Images

A alta de 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no segundo trimestre deste ano, que veio acima das projeções do mercado, foi alavancada pelo bom desempenho da indústria e do setor de serviços no período entre abril e junho de 2023.

É o que mostram os dados divulgados nesta sexta-feira (1º/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao mesmo período do ano passado, o PIB do país subiu 3,4%. No acumulado dos quatro trimestres terminados em junho, a alta foi de 3,2%. No semestre, o crescimento acumulado foi de 3,7%

Em valores correntes, o PIB no segundo trimestre somou R$ 2,651 trilhões.

Indústria e serviços vão bem, mas agro recua

No segundo trimestre de 2023, a alta foi puxada pelo bom desempenho da indústria, que avançou 0,9%, e do setor de serviços, que cresceu 0,6%.

Depois de alavancar o crescimento da economia do país no início do ano, quando cresceu mais de 21%, a agropecuária recuou 0,9%, em resultado já esperado pelo mercado.

O crescimento da indústria se deve, principalmente, às altas de 1,8% nos segmentos de indústrias extrativas, 0,7% na construção, 0,4% na atividade de eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e 0,3% nas indústrias de transformação.

Nos serviços, foram registrados resultados positivos em atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (1,3%), outras atividades de serviços (1,3%), transporte, armazenagem e correio (0,9%), informação e comunicação (0,7%), atividades imobiliárias (0,5%), administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (0,4%) e comércio (0,1%).

“O que puxou esse resultado dentro do setor de serviços foram os serviços financeiros, especialmente os seguros, como os de vida, de automóveis, de patrimônio e de risco financeiro. Também se destacaram dentro dos outros serviços aqueles voltados às empresas, como os jurídicos e os de contabilidade, por exemplo”, explica a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

Em relação à queda da agropecuária, o resultado já era esperado, dada a base de comparação muito elevada, com a disparada do trimestre anterior.

“Se olhamos o indicador interanual, vemos que a agropecuária é a atividade que mais cresce. O resultado é menor porque é comparado ao trimestre anterior, que teve um aumento expressivo. Isso aconteceu porque 60% da produção da soja é concentrada no primeiro trimestre”, diz Rebeca.

Veja o desempenho de cada setor:

  • Indústria: 0,9%
  • Serviços: 0,6%
  • Agropecuária: -0,9%

O PIB

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país. Todos os países calculam o seu PIB nas suas respectivas moedas.

Os bens e serviços finais que compõem o PIB são medidos no preço em que chegam ao consumidor. Assim, levam em consideração também os impostos sobre os produtos comercializados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?