Indústria de SP cai 0,2% em abril e fica 3,2% abaixo da pré-pandemia
Na média nacional, o setor industrial caiu 0,6% em abril na comparação com o mês anterior, segundo pesquisa divulgada pelo IBGE
atualizado
Compartilhar notícia
A indústria de São Paulo registrou queda de 0,2% em abril, na comparação com o mês anterior. É isso o que mostra a Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM Regional), divulgada nesta terça-feira (13/6), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média nacional, o recuo do setor foi maior. Ele alcançou 0,6%.
Com esse resultado, o nível de produção industrial paulista está 3,2% abaixo do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020. Ele permanece ainda 24,9% inferior ao ponto mais alto da série histórica, observado em março de 2011.
Segundo o analista da pesquisa do IBGE, Bernardo Almeida, o resultado de abril foi puxado por atividades como a produção de veículos, máquinas e equipamentos, além de produtos químicos.
Na comparação com abril de 2022, a indústria de São Paulo caiu 3,6%, acima da média nacional, que registrou redução de 2,7%.
Na relaçã a fevereiro de 2020, antes da pandemia, portanto, dez dos 15 locais pesquisados pelo IBGE apresentaram queda da produção industrial. A maior desaceleração ocorreu na Bahia (-19,1%), seguida pelo Ceará (-15,6%). No Nordeste, a redução foi de 15,4%.