Índices dos EUA operam em alta após anúncio sobre mercado de trabalho
Os índices das bolsas de valores dos EUA seguiram valorizados após a divulgação da queda de 3,4% da taxa de desemprego no país em abril
atualizado
Compartilhar notícia
Os índices da bolsa de valores de Nova York sustentaram seus níveis de valorização, operando em alta nesta sexta-feira (5/5), após o anúncio sobre a queda do desemprego nos Estados Unidos. No início do pregão, o índice Dow Jones registrava alta de 1,14%, o S&P 500 aumentava 1,02% e o Nasdaq se valorizada em 1,05%.
Segundo relatório divulgado pelo Departamento do Trabalho americano, a taxa de desocupação no país caiu 3,4% em abril, retornando ao menor patamar desde 1969.
Foram abertos nos EUA 253 mil postos de trabalho em abril. Analistas esperavam a criação de apenas 180 mil empregos e o aumento do desemprego para 3,6%.
Os economistas esperavam aumento do desemprego após medidas consideradas agressivas tomadas pelo Federal Reserve (Fed) na política monetária para reduzir as pressões inflacionárias.
O Departamento do Trabalho divulgou também a revisão para baixo dos números de empregos de meses anteriores.
Com os ajustes, o número de empregos criados em março foi de 236 mil para 165 mil. Já em fevereiro, caiu de 326 mil para 248 mil. A redução de empregos ficou 149 mil a menos do que apontavam os levantamentos anteriores.
Pressões inflacionárias
O cenário do mercado de trabalho causa aumento dos custos de bens e serviços. Isso acontece porque, para atrair novos colaboradores e reter seus melhores profissionais, as companhias americanas são obrigadas a aumentar salários.
Como os salários são peça importante para a composição dos preços finais ao consumidor, os aumentos têm servido de combustível para a alta da inflação na economia americana.
Em março, segundo informações do Departamento de Trabalho dos EUA, havia 1,6 vaga de emprego aberta para cada desempregado. A média é considerada bem acima da taxa de 1,0 a 1,2, patamar defendido com sendo ideal para que não haja pressões inflacionárias.