Índice Cielo: vendas no varejo crescem 1,1% em novembro
Foi o 13º mês consecutivo de alta; índice foi impulsionado por supermercados, hipermercados e turismo, além de Black Friday e Copa do Mundo
atualizado
Compartilhar notícia
Em um mês marcado por eventos como Black Friday e Copa do Mundo, as vendas do varejo registraram crescimento de 1,1% em novembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
Em termos nominais, que refletem a receita de vendas observadas pelos varejistas, o indicador subiu 10,3%, impulsionado por supermercados, hipermercados, turismo e transporte. É o 13º mês consecutivo de alta.
Em outubro, o Índice Cielo apontou uma expansão de 1% nas vendas do comércio varejista. Em setembro, a alta foi de 0,3%.
“O mês foi ajudado pela Black Friday, quando varejistas fizeram promoções e os consumidores anteciparam compras. Do início do mês até a véspera da data comemorativa, houve um crescimento de 15,6% ante o período comparável do ano anterior”, explicou o superintendente de dados e inovação da Cielo, Vitor Levi, em nota.
Além da Black Friday e da Copa, o feriado pela Proclamação da República (15 de novembro) caiu em uma terça-feira neste ano, o que levou a um fim de semana prolongado, com mais compras.
O ICVA é apurado por meio de consultas junto a 1,1 milhão de varejistas credenciados na empresa de meios de pagamento Cielo. Eles estão distribuídos por 18 setores do comércio varejista em todo o país.
Dados de outubro do IBGE
Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que as vendas do comércio varejista registraram um crescimento de 0,4% em outubro, na comparação com setembro.
Em relação ao mesmo período do ano passado, a alta foi de 2,7%, segundo o IBGE.
Apesar do avanço, houve uma desaceleração no volume de vendas em outubro – em setembro, a alta foi de 1,2% na comparação com o mês anterior.
O instituto ainda não divulgou os dados relativos a novembro.