metropoles.com

Indicações de Tebet para Planejamento e plano de Haddad animam a Bolsa

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, indicou para as secretarias economistas respeitados. Após o anúncio, Bolsa subiu 1,5%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
imagem colorida do painel da Bolsa de Valores
1 de 1 imagem colorida do painel da Bolsa de Valores - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), encerrou a quarta-feira (11/1) em alta de 1,57%, aos 112.517 pontos. Foi a sexta alta consecutiva do mercado.

Os investidores reagiram bem à nomeação de técnicos para as secretarias do Ministério do Planejamento. Entre os indicados pela ministra Simone Tebet, estão os nomes de Gustavo Guimarães, Sérgio Firpo e Renata Amaral.

Como noticiado mais cedo pelo Metrópoles, o número 2 do Planejamento será o economista Gustavo Guimarães, escolhido como secretário-executivo do ministério. Ele foi secretário parlamentar do Senado Federal e secretário-adjunto da Fazenda, além de secretário de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria no antigo Ministério da Economia, comandado pelo ex-ministro Paulo Guedes.

O perfil técnico do secretariado foi elogiado por analistas e nomes de peso do mercado financeiro. De postura mais liberal na economia, Tebet entusiasma o mercado e é vista por investidores como um possível contraponto ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante o governo.

Plano de voo de Haddad

Os investidores aguardam o anúncio das primeiras medidas para a economia, o que vem sendo chamado de “plano de voo” pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

A equipe econômica pretende retomar a cobrança de tributos federais sobre a gasolina e o etanol a partir de março. O objetivo da pasta é aumentar a arrecadação e diminuir o rombo das contas públicas em 2023, o que agrada ao mercado.

A desoneração de tributos federais sobre a gasolina, como PIS/Cofins e Cide, foi prorrogada por Lula até o dia 28 de fevereiro, o que contrariou Haddad, que defendia o fim da isenção.

As primeiras medidas de Haddad na Fazenda devem ser anunciadas na quinta-feira (12/1) ou na sexta-feira (13/1).

Dólar

dólar encerrou a sessão desta quarta-feira (11/1) novamente em queda, recuando para R$ 5,18. Com o resultado desta quarta, a moeda acumula queda de 1,84% em 2023.

Na véspera, o dólar recuou 1,06% e fechou o dia negociado a R$ 5,202.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?