metropoles.com

Inadimplência sobe e atinge 70,5 milhões de brasileiros

Segundo o Serasa, inadimplência chegou a 70,5 milhões de pessaos em fevereiro, mais de 2/3 da população economicamente ativa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Santos/USP Images
inadimplenciabrasil
1 de 1 inadimplenciabrasil - Foto: Marcos Santos/USP Images

O número de brasileiros com o “nome sujo” chegou a 70,5 milhões em fevereiro, segundo dados divulgados pelo Serasa. No mês, mais de 430 mil pessoas entraram na base de pessoas negativadas – ou seja, que tiveram seus dados colocados no cadastro da inadimplência por atraso no pagamento de contas, empréstimos e financiamentos.

A inadimplência atinge quase 70% da população economicamente ativa no Brasil. O valor médio das dívidas em atraso foi de R$ 4,6 mil, o que equivale ao triplo do salário mínimo vigente. Ainda de acordo com os dados do Serasa, o volume de débitos que não foram pagos subiu 24% em relação ao mesmo período do ano passado.

Entre os produtos financeiros, o cartão de crédito foi o principal vilão da inadimplência, representando 31% das dívidas. Em seguida, vieram as contas de consumo (água, luz e telefone), com 22% do total.

Para Luiz Rabi, economista-chefe da Serasa, os brasileiros têm recorrido ao cartão de crédito para despesas mensais, como compras e medicamentos. A inadimplência do rotativo do cartão bateu recorde histórico em fevereiro, chegando a quase 45%.

Além disso, fevereiro é um mês de maior pressão financeira, em razão dos gastos típicos de início de ano, como pagamento de IPTU, IPVA e matrícula escolar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?