metropoles.com

Inadimplência cai pela primeira vez em 2023, diz Serasa

Em junho deste ano, houve uma redução de 450 mil pessoas com débitos (-0,63%), na comparação com maio, primeira queda mensal do ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida mostra pessoa fazendo contas com uma calculadora e segurando cartão desenrola brasil - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra pessoa fazendo contas com uma calculadora e segurando cartão desenrola brasil - Metrópoles - Foto: Getty Images

A inadimplência no Brasil registrou queda pela primeira vez neste ano, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (21/7) pelo Serasa Experian.

Em junho – antes, portanto, do início do programa Desenrola Brasil, lançado pelo governo federal para a renegociação de dívidas –, houve uma redução de 450 mil pessoas com débitos (-0,63%), na comparação com maio. Ao todo, foram 71,45 milhões de brasileiros com algum tipo de dívida em junho.

É a primeira redução mensal do número de endividados no país em 2023. A última vez que isso havia acontecido foi em dezembro do ano passado.

“Apesar do cenário econômico ainda desfavorável, com inflação e juros altos, a primeira queda na inadimplência do ano representa um dado significativo e que pode sinalizar melhora na saúde financeira dos consumidores”, afirma a gerente do Serasa Limpa Nome, Aline Maciel.

Segundo o Serasa, 34,8% dos inadimplentes têm entre 41 e 60 anos. O valor médio da dívida por pessoa é de R$ 4.846,15.

Por estados

Apesar da queda do número de endividados no país, o levantamento mostra que quatro estados e o Distrito Federal têm mais de 50% de sua população adulta inadimplente.

O líder em dívidas é o Rio de Janeiro (52,8%), seguido por Amapá (52,72%), Amazonas (52,2%), Distrito Federal (52,05%) e Mato Grosso (50,33%).

São Paulo, o maior estado do país, aparece com 45,61% da população adulta endividada.

O estado com o menor índice de inadimplentes é o Piauí (36,18%), seguido por Santa Catarina (37,14%), Maranhão (38,82%), Rio Grande do Sul (39,22%), Paraíba (39,29%) e Minas Gerais (39,42%).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?