metropoles.com

Ibovespa surfa na euforia do mercado e tem maior pontuação da história

Bolsa bateu recorde nominal ao superar os 130 mil pontos, com perspectiva de fim do ciclo de juros altos nos EUA e queda da Selic no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Graficos - economia, bolsa de valores, investimento - PIB - Ações - Metrópoles
1 de 1 Graficos - economia, bolsa de valores, investimento - PIB - Ações - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Ibovespa fechou em forte alta de 1,06%, aos 130.842 pontos, nesta quinta-feira (14/12). O número representa a maior pontuação, em termos nominais, da história do principal índice da Bolsa brasileira (B3). Ele superou a máxima anotada em 7 de junho de 2021, de 130.776 pontos.

Uma análise mais detalhada do indicador, com a série ajustada pela inflação medida pelo IPCA, revela que o Ibovespa alcançou a maior pontuação em em 20 de maio de 2008, quando chegou a 177.594 pontos. A informação é do consultor de dados do mercado de capitais Einar Rivero.

Nesta quinta, mesmo assim, o Ibovespa surfou numa grande onda de euforia, formada no mercado por decisões sobre o futuro dos juros nos Estados Unidos e, em menor grau, no Brasil. 

Na quarta-feira (13/12), Federal Reserve (Fed, o banco central americano) manteve a taxa vigente no país, que está entre 5,25% e 5,50% ao ano. O órgão, no entanto, sinalizou que o ciclo de alta de juros pode ter terminado. 

A perspectiva de redução das taxas na maior economia do mundo é um alento para as Bolsas de Valores espalhadas pelo planeta. Ela reduz a atratividade dos títulos do Tesouro americano, os Treasuries, e aumenta o apetite de risco dos investidores por ativos de renda variada, caso das ações.

Também na quarta, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), anunciou uma redução de 0,5 ponto percentual da Selic, fixada em 11,75% ao ano. O Copom informou que poderá manter novos cortes da mesma proporção em 2024.

O pregão também contou com a valorização de papéis com grande peso no Ibovespa. A Vale subiu 0,55% e a Petrobras, 2,17%. As maiores baixas ficaram com a Casas Bahia, com queda de 5,66%, e com o Grupo Natura, com recuo de 5,22%.

Dólar

O dólar ficou praticamente estável, mas, ainda assim, registrou leve queda de 0,07%, cotado a R$ 4,9144, depois de ter atingido a mínima de R$ 4,875. No ano, a moeda americana recuou 6,89% em relação ao real.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?