Ibovespa opera estável em dia de anúncio dos juros no Brasil e nos EUA
Às 10h18, o Ibovespa oscilava positivamente 0,05%, aos 113.483,79 pontos; mercado espera decisões sobre taxa de juros na “superquarta”
atualizado
Compartilhar notícia
Em um dia de grande ansiedade no mercado por causa da divulgação das taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos, o Ibovespa – principal índice da Bolsa de Valores brasileira – operava estável na manhã desta quarta-feira (1º/2), pouco após a abertura do pregão.
Às 10h18, o Ibovespa oscilava positivamente 0,05%, aos 113.483,79 pontos. O volume negociado era de R$ 4,6 bilhões.
Na véspera, o índice fechou em alta de 1%, a 113,4 mil pontos. Com o resultado, o Ibovespa encerrou o mês de janeiro com ganhos de mais de 3%.
Nesta chamada “superquarta”, o mercado aguarda as decisões do Comitê Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) e do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) sobre as taxas de juros.
Segundo as projeções do mercado, a taxa básica de juros da economia americana deve subir 0,25 ponto percentual, para a faixa entre 4,5% e 4,75%. Também há expectativa de que o Banco Central Europeu (BCE) e o Banco da Inglaterra elevem os juros na quinta-feira (2/2).
Em relação à decisão do Copom, o mercado vem apostando na manutenção da Selic nos atuais 13,75%. A tendência é a de que os juros básicos da economia brasileira comecem a ser reduzidos apenas a partir do fim do primeiro semestre deste ano.