Ibovespa opera em alta após inflação nos EUA vir abaixo do esperado
Às 11h08, o Ibovespa avançava 0,78%, aos 106.162,91 pontos, com otimismo em relação ao cenário externo
atualizado
Compartilhar notícia
Principal índice da Bolsa de Valores brasileira, o Ibovespa opera em alta na manhã desta terça-feira (13/12), refletindo o otimismo dos investidores após a divulgação do resultado da inflação nos Estados Unidos em novembro – que veio abaixo do esperado pelo mercado.
Às 11h08, o Ibovespa avançava 0,78%, aos 106.162,91 pontos.
Na cotação máxima do dia até aqui, o indicador chegou aos 106,6 mil pontos. A mínima foi de 105,3 mil.
Na véspera, a Bolsa fechou em queda de 2%, com os investidores preocupados com a interferência política do futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o comando de empresas estatais, em especial a Petrobras.
Cenário externo
A taxa de inflação nos Estados Unidos em novembro veio abaixo das estimativas. No mês passado, o índice teve alta de 0,1% em relação a outubro e de 7,1% no acumulado de 12 meses. Os dados foram divulgados pelo Departamento do Trabalho do governo americano.
Tanto o resultado mensal quanto a taxa anual vieram abaixo das projeções. O consenso Refinitiv estimava uma alta de 0,3% em novembro (em relação a outubro) e de 7,3% no acumulado de 12 meses.
Ainda no cenário externo, o mercado aguarda a reunião do Federal Reserve (o Banco Central dos Estados Unidos), na quarta-feira (14/12), que definirá os juros da economia americana.
Cenário interno
Internamente, os investidores esperam pelo anúncio de novos ministros e também de secretários que ocuparão postos estratégicos na gestão de Fernando Haddad (PT) no Ministério da Fazenda.
O mercado espera que o futuro ministro escolha nomes técnicos e com uma visão mais ortodoxa da economia para comandar as principais secretarias da pasta.
Dólar
O dólar iniciou o dia com forte volatilidade. Logo na abertura da sessão, a moeda americana tinha variação positiva de 0,1%, cotada a R$ 5,31. Às 11h30, a cotação era de R$ 5,27, com recuo de 0,66%.