metropoles.com

Ibovespa cai 0,2% e dólar sobe com efeitos de marco fiscal e China

Ibovespa fechou em queda com investidores à espera do Copom e reagindo a marco fiscal e China. Na véspera, bolsa havia batido recorde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Graficos - economia brasileira, bolsa de valores, investimento - PIB - Ações - Metrópoles
1 de 1 Graficos - economia brasileira, bolsa de valores, investimento - PIB - Ações - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, fechou em leve queda de 0,20% nesta terça-feira (20/6), com alguma acomodação após resultados recorde nos últimos dias. O índice terminou o pregão em 119.622 pontos.

O tom negativo foi puxado pelo debate do marco fiscal no Senado, incentivos mais fracos na China e realização de lucros depois das altas recentes.

Em movimentação parecida, o dólar terminou o dia em alta de 0,43%, chegando a R$ 4,796. Na véspera, a moeda americana também havia atingido a mínima do ano.

Investidores reagiram nesta terça-feira às alterações feitas no texto do marco fiscal pelo relator do tema no Senado, Omar Aziz (PSD-AM). Em seu relatório, o senador excluiu três frentes do limite de gastos: as despesas da União com ciência, o Fundeb, fundo para educação básica, e o fundo constitucional do Distrito Federal.

A expectativa é que o texto com as alterações seja votado no Senado na quarta-feira (21/6).

Além disso, investidores aguardam o comunicado do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), que será divulgado na noite de quarta-feira após a reunião do comitê que definirá a taxa de juros. A Selic deve ser mantida em 13,75%, mas a expectativa é que o comunicado sinalize início de um ciclo de cortes nos próximos meses.

Notícias da China impactam Vale

No pregão desta terça-feira, as maiores baixas foram as das ações da Embraer (-4,65%), da Braskem (-2,91%) e da Vale (-2,58%).

Os investidores da Vale reagiram a notícias da China, que cortou juros nesta terça-feira, mas cujos incentivos têm sido mais baixos do que o esperado. Uma demanda mais aquecida da China impactaria positivamente o preço do minério de ferro. A siderúrgica CSN também caiu 2,2% em meio ao cenário.

Já os papéis da Embraer foram impactados por projeções da companhia divulgadas em evento global de aviação nesta manhã. A ação também passou por correção após altas fortes nos últimos pregões.

O mesmo ocorreu com o papel da Braskem, que vem se valorizando em meio a ofertas de compra do controle acionário, hoje pertencente à Novonor (ex-Odebrecht) e com participação também da Petrobras. No ano, a ação da Braskem acumula alta de quase 30%, apesar da baixa desta terça-feira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?