metropoles.com

IBGE: setor de serviços fica estável em novembro

Segundo o IBGE, o setor de serviços está 10,7% acima do patamar pré-pandemia e 0,5% abaixo do nível recorde, de setembro do ano passado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
HUGO BARRETO/METRÓPOLES
Bares e restaurantes do DF reabriram no dia 15 de julho
1 de 1 Bares e restaurantes do DF reabriram no dia 15 de julho - Foto: HUGO BARRETO/METRÓPOLES

O volume de serviços no Brasil não registrou variação entre outubro e novembro do ano passado, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (12/1) pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o levantamento, a variação em novembro foi nula, na comparação com o mês anterior. O setor de serviços está 10,7% acima do patamar pré-pandemia (em fevereiro de 2020) e 0,5% abaixo do nível recorde (alcançado em setembro de 2022).

Em relação a novembro de 2021, os serviços tiveram crescimento de 6,3%. No acumulado de 2022, de janeiro a novembro, a alta foi de 8,5% e, no acumulado de 12 meses, de 8,7%.

Três das cinco atividades pesquisadas pelo IBGE recuaram em novembro: informação e comunicação (-0,7%), outros serviços (-2,2%) e serviços prestados às famílias (-0,8%).

Por outro lado, os transportes tiveram alta de 0,3%, enquanto os serviços profissionais, administrativos e complementares subiram 0,2%.

A receita nominal registrou queda de 0,2% na comparação com outubro e alta de 12% em relação a novembro de 2021. Nos acumulados do ano e de 12 meses, o crescimento foi de 16%.

“De março a setembro, o índice acumulou um crescimento de 5,8%. Ainda é cedo para falarmos se estamos diante de um ponto de inflexão da trajetória. De todo modo, é importante notar que os principais pilares que vinham mostrando dinamismo e ajudando o índice a chegar em sua máxima histórica, os setores de tecnologia da informação e transporte de cargas, tiveram uma desaceleração em seu crescimento”, afirma Luiz Almeida, analista da pesquisa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?