IBGE revisa dados e diz que PIB do Brasil cresceu 3% em 2022
Estimativa anterior do IBGE indicava que o PIB brasileiro havia avançado 2,9% no ano passado. Instituto fez outras revisões também para 2023
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta terça-feira (5/12) a revisão de dados sobre o crescimento da economia do país em 2022.
De acordo com o órgão, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil avançou 3% no ano passado, e não 2,9%, como calculado anteriormente.
“Com essa revisão, o resultado anual de 2022 variou 0,1 ponto percentual, explicado principalmente pela mudança de pesos do Sistema de Contas Nacionais”, afirmou a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.
O IBGE também revisou os índices de crescimento da economia brasileira nos dois primeiros trimestres de 2023. Segundo o instituto, a alta do PIB entre janeiro e março deste ano foi de 1,4% (ante 1,8% da projeção anterior). Já entre julho e setembro, o crescimento passou de 0,9% para 1%.
No terceiro trimestre deste ano, o PIB do Brasil registrou uma leve alta de 0,1%, segundo o IBGE, na comparação com o trimestre anterior.
Em relação ao mesmo período do ano passado, o PIB do país subiu 2%. No acumulado dos quatro trimestres terminados em setembro, a alta foi de 3,1%.
No acumulado do ano, até setembro, a alta é de 3,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em valores correntes, o PIB no terceiro trimestre somou R$ 2,741 trilhões.