IBGE: produção industrial recua em 8 de 15 estados em janeiro
As maiores quedas na produção industrial foram registradas no Rio Grande do Sul (-3,4%), em São Paulo (-3,1%) e no Mato Grosso (-2%)
atualizado
Compartilhar notícia
Segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal Regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção na indústria caiu em oito dos 15 estados pesquisados em janeiro deste ano.
O dado geral, divulgado na semana passada, mostrou um recuo de 0,3% na produção industrial brasileira no primeiro mês do ano, na comparação com dezembro de 2022.
As maiores quedas foram registradas no Rio Grande do Sul (-3,4%), em São Paulo (-3,1%) e no Mato Grosso (-2%). Na sequência, aparecem Rio de Janeiro (-1%), Santa Catarina (-1%), Pará (-0,4%), Paraná (-0,3%) e Bahia (-0,2%).
Por outro lado, houve aumento da produção industrial no Espírito Santo (18,6%), em Pernambuco (17,3%), na região Nordeste (6,1%), em Goiás (2,5%), no Amazonas (2,4%), no Ceará (1,5%) e em Minas Gerais (0,6%).
“Em janeiro, a indústria automobilística costuma dar férias coletivas e, com isso, há queda de produção. Também há uma certa cautela na produção do setor, já que o desabastecimento de insumos e o encarecimento de matéria-prima vêm causando impacto no ritmo da produção”, explica Bernado Almeida, analista da pesquisa do IBGE.