metropoles.com

Herdeiro da Casas Bahia é alvo de busca e apreensão em briga com irmão

Michael Klein, filho do fundador da Casas Bahia, Samuel Klein, foi alvo de busca e apreensão nesta 5ª feira em ação a pedido do irmão Saul

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Imagem colorida mostra fachada de uma loja das Casas Bahia; empresa entrou em recuperação judicial - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra fachada de uma loja das Casas Bahia; empresa entrou em recuperação judicial - Metrópoles - Foto: Divulgação

São Paulo — Michael Klein, filho do fundador da Casas Bahia, Samuel Klein, foi alvo de um mandado de busca e apreensão nesta quinta-feira (15/8), na capital paulista, deferido pela Justiça a pedido de seu irmão, Saul Klein. Ambos travam batalhas judiciais há anos pela herança do pai, morto em 2014.

O objeto do mandado eram documentos relacionados a doações feitas por Samuel em 2014, pouco antes de sua morte. Essas doações teriam favorecido Michael e seus filhos — netos de Samuel — ao excluir Saul Klein. Na guerra pela herança, Saul questionou até uma suposta falsificação de assinaturas do pai em documentos que beneficiariam, em tese, o irmão. Michael nega e afirma que as acusações são falsas.

O Metrópoles apurou com fontes distintas que os seguranças de Michael não autorizaram a entrada do oficial de Justiça na manhã desta quinta. No período da tarde, a reportagem foi até o local, um prédio de luxo na Vila Nova Conceição, zona sul de São Paulo, e presenciou uma movimentação de advogados, seguranças e policiais à paisana.

A polícia cumpriu a decisão judicial e subiu até o apartamento de Michael, inventariante do espólio de Samuel, e levou a documentação. Ao Metrópoles, vizinhos disseram que “as coisas foram pacíficas”. A defesa de Saul não quis comentar o caso, que está em segredo de Justiça.

Briga por herança

O pedido de busca e apreensão faz parte de uma ação movida pelo empresário Saul Klein, herdeiro do fundador da Casas Bahia, contra o irmão, Michael. Samuel teve quatro filhos: Michael, Saul, Eva e Oscar. Ao completar 18 anos de idade, Samuel chamou Michael para trabalhar no negócio da família.

O episódio é mais um momento de pressão na briga pelos bens deixados pelo fundador da varejista. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) negou, no dia 6 de agosto, um pedido formulado por seus netos Raphael e Natalie Klein, que pretendia trancar inquérito policial instaurado para investigar possível falsificação da assinatura de Samuel Klein em documentos.

O TJSP já havia arquivado uma investigação iniciada contra Michael Klein, pai de Raphael e Natalie.

Em agosto, Saul entrou com uma ação na Justiça pedindo a devolução de R$ 2,5 bilhões, fruto de uma doação de Samuel Klein para Michael e seus filhos. A ação consistia em identificar documentos que provam essa doação.  

O mandado desta quinta é resultado, portanto, dessa ação movida por Saul, o filho mais novo de Samuel. A ação segue em segredo de Justiça. O Metrópoles teve acesso ao documento que confirma a decisão do juiz sobre o mandado de busca e apreensão.

4 imagens
Movimentação na casa de Michael Klein na manhã de hoje
Saul Klein, filho mais novo do fundador das Casas Bahia
1 de 4

Pedido de busca e apreensão obtido pelo Metrópoles

2 de 4

Movimentação na casa de Michael Klein na manhã de hoje

3 de 4

Saul Klein, filho mais novo do fundador das Casas Bahia

Arquivo
4 de 4

 

Segundo fontes ouvidas pela reportagem, Michael não forneceu amigavelmente os documentos. Por isso, o pedido pelo mandado de busca e apreensão que foi deferido no dia 9 de agosto e cumprido na tarde desta quinta. 

A defesa de Michel Klein foi procurada, mas não respondem até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?