Haddad participa de comitiva de Lula em viagem à Argentina
Pauta econômica pode incluir integração da cadeia produtiva e discussão sobre moeda comum. O ministro Paulo Pimenta já está em Buenos Aires
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, integrará a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem à Argentina, cujo embarque está previsto para o fim da tarde deste domingo (22/1). Em Buenos Aires, Lula, em seu primeiro compromisso internacional, deve se encontrar com o presidente argentino Alberto Fernández e participar da VII Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), organismo que reúne 33 países.
A pauta econômica da viagem pode incluir temas como a integração energética e da cadeia produtiva entre os dois países, além do início dos debates sobre a criação de uma moeda comum sul-americana. Ela foi chamada de “sur” (“sul”, em espanhol), em artigo publicado neste domingo (22/1) pelo jornal britânico Financial Times.
O tema da moeda comum é caro a Haddad. Ele abordou o assunto em artigo escrito em com o atual secretário-executivo na Fazenda, Gabriel Galípolo, publicado em abril de 2022 no jornal Folha de S.Paulo.
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta, também deve participar dos encontros na Argentina. Ele já está em Buenos Aires.
Na sexta-feira (20/1), Pimenta reuniu-se com a presidente da Rádio e Televisão Argentina, Rosario Lufrano, e com o embaixador argentino no Brasil, Daniel Scioli, para tratar de acordos entre os dois países na área de comunicação.