metropoles.com

Haddad fala em equilíbrio fiscal no médio prazo: “Ninguém faz mágica”

Em evento em São Paulo, ministro também afirmou que BC deve olhar para a necessidade de crescimento do país, enquanto controla inflação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Fernando Haddad
1 de 1 Fernando Haddad - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (19/3) que não é possível “fazer mágica” para colocar o Brasil em equilíbrio fiscal no curto prazo. “Estamos diante de um novo marco fiscal que, a julgar pela análise dos principais organismos internacionais e das agências de risco, coloca o país numa trajetória de equilíbrio no médio prazo”, disse. A seguir, observou que “ninguém faz mágica” para garantir esse mesmo equilíbrio no curto prazo. Isso “depois de tudo que nós vivemos nos últimos anos”, acrescentou, em referência ao governo Bolsonaro.

A afirmação de Haddad foi feita durante evento realizado em São Paulo, para a discussão de temas como mobilidade e transição energética. Também participaram do encontro o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, que defendeu o aumento de conteúdo local na indústria brasileira, entre outros integrantes do governo federal. 

Em seu discurso, Haddad também disse que considera “imprescindível que o Banco Central (BC) olhe para a necessidade de crescimento do país, enquanto cumpre com sua missão institucional de controlar a inflação”.  A afirmação foi feita na véspera de mais uma reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, que, nesta quarta-feira (20/3), decidirá sobre um provável corte da taxa de juros básica do país, a Selic, hoje fixada em 11,25%. O ministro da Fazenda também chamou a atenção para o fato de a inflação estar convergindo para a meta.

Haddad comentou que o Executivo e o Legislativo vivem o momento de um “encontro mágico”, marcado pelo avanço de reformas – como a tributária –, mencionou. O ministro destacou ainda que o Brasil está “patinando” há mais de uma década “sem visão de futuro de desenvolvimento”. Para ele, chegou o momento de superar tal fase. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?