metropoles.com

Haddad e Campos Neto voltam a se reunir em Brasília

O encontro nesta manhã foi confirmado pelo Ministério da Fazenda e consta das agendas oficiais de Fernando Haddad e Roberto Campos Neto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
fernando-haddad-sp
1 de 1 fernando-haddad-sp - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, voltam a se reunir nesta terça-feira (7/3), em Brasília.

O encontro foi confirmado pelo Ministério da Fazenda e consta das agendas oficiais de Haddad e Campos Neto. A reunião está marcada para as 9 horas e tratará de “assuntos de interesse do BC e do Ministério da Fazenda”, segundo a pasta.

Além de Haddad e Campos Neto, participarão da reunião o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo; o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron; o diretor de Política Econômica do BC, Diogo Abry Guillen; a diretora de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos do BC, Fernanda Guardado; e o diretor de Política Monetária do BC, Bruno Serra Fernandes.

A reunião acontece pouco mais de 10 dias depois do último encontro entre Haddad e Campos Neto, que almoçaram juntos em Bangalore, na Índia, onde aconteceu a primeira reunião entre os ministros da Economia e os presidente dos Bancos Centrais dos países que compõem o G20, grupo das 19 maiores e mais importantes economias do mundo e a União Europeia.

Na semana anterior, em 16 de fevereiro, ambos almoçaram por cerca de duas horas antes da reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), em Brasília. Na ocasião, o encontro informal durou mais do que a própria reunião do CMN, que transcorreu por apenas 28 minutos.

Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a subir o tom contra Campos Neto. Na quinta-feira (2/3), em entrevista à Rádio BandNews FM, Lula criticou a manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano.

“Este país tem uma pessoa que foi eleita para presidi-lo. Mesmo assim, essa pessoa não tem autonomia. Eu tenho que prestar contas ao Congresso Nacional, eu tenho que prestar contas à Câmara, ao Senado, ao Tribunal de Contas da União, à sociedade brasileira, aos meios de comunicação que estão toda hora cobrando. Ora, por que esse cidadão (Campos Neto), que não foi eleito para nada, acha que tem o poder de decidir as coisas?”, indagou o presidente da República.

A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, que definirá a taxa básica de juros da economia, está marcada para os dias 21 e 22 de março.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?