metropoles.com

Haddad diz que não falou com Galípolo sobre sucessão de Campos Neto

Na semana passada, Fernando Haddad anunciou indicação de Gabriel Galípolo, número 2 da Fazenda, para a Diretoria de Política Monetária do BC

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Horacio Villalobos – Corbis/Corbis via Getty Images
fernando-haddad
1 de 1 fernando-haddad - Foto: Horacio Villalobos – Corbis/Corbis via Getty Images

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que participou nesta sexta-feira (12/5) do G7 Financeiro, em Niigata (Japão), disse que não conversou com o secretário-executivo da pasta, Gabriel Galípolo, sobre a sucessão de Roberto Campos Neto na presidência do Banco Central (BC).

Na semana passada, Haddad anunciou a indicação de Galípolo, seu braço direito no ministério, para a Diretoria de Política Monetária do BC – ele precisa ser aprovado em sabatina no Senado.

O nome de Galípolo vem sendo apontado, nos bastidores, como um dos cotados para assumir o comando do BC após o fim do mandato de Campos Neto, em 2024. A indicação caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Não discuti com Galípolo a presidência do Banco Central. Até porque ele estabeleceu um diálogo profícuo com Roberto Campos Neto”, despistou Haddad, em entrevista ao Estadão/Broadcast.

Segundo o ministro, a indicação de Galípolo para uma das diretorias do BC é uma “oportunidade de estimular o debate técnico, uma vez que o próprio mercado está dividido em torno da oportunidade imediata de começar o ciclo de baixa de juros”.

Arcabouço fiscal

Na entrevista, o ministro da Fazenda minimizou a intenção de setores do Congresso Nacional de modificarem o texto do projeto do novo arcabouço fiscal, que deve substituir o teto de gastos.

O relatório do arcabouço ainda não foi apresentado pelo relator na Câmara, deputado Cláudio Cajado (PP-BA).

“Nós construímos uma proposta calibrada. Tanto é verdade que os dois lados estão querendo estressar para o seu lado. É só a demonstração de que está calibrado. Se não houvesse insatisfação dos dois lados, teria algo errado na calibragem”, disse Haddad.

“Penso que a calibragem está bem feita e esperamos que haja o mínimo de alteração. Os parâmetros estão adequados para a situação política e social que o Brasil vive”, completou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?