Haddad discute parcelamento de compras pelo Pix com Campos Neto, do BC
Para o ministro da Fazenda, essa nova funcionalidade do sistema poderia melhorar as condições de competitividade e crédito no país
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta terça-feira (4/4), que conversou com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre a possibilidade de parcelamento de compras feitas por meio do Pix.
Na avaliação do ministro, essa nova funcionalidade do sistema instantâneo de pagamentos poderia melhorar as condições de crédito do país. O assunto, segundo Haddad, foi tratado em reunião com Campos Neto, na segunda-feira (3/4).
Disse o ministro, ao participar de evento organizado pelo Bradesco BBI: “Falava ontem (segunda) com Roberto Campos Neto sobre o parcelamento de débito pelo Pix, que pode ser uma grande inovação do nosso sistema bancário. Você parcelar usando essa ferramenta e melhorando as condições de competitividade, de crédito no país”.
De acordo com balanço recente feito pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), a expectativa em torno do crédito é de desaceleração no país. O ritmo de expansão anual da carteira, informou a entidade, deve seguir uma trajetória que reflita o “arrefecimento da atividade econômica, a alta da inadimplência e as condições financeiras mais restritivas”.
Já em relação ao Pix, o sistema foi responsável por 24 bilhões de transações no ano passado no Brasil. Por dia, foram 66 milhões de operações. O número superou o total do uso de cartões de débito, boletos, TEDs, DOCs e cheques.