Haddad devolverá onça de ouro que ganhou da Arábia Saudita
Presente foi recebido de oficial da Arábia Saudita nesta segunda-feira, em São Paulo. Devolução foi orientada pela Receita Federal
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai devolver à Arábia Saudita uma onça de ouro que recebeu como presente nesta segunda-feira (31/7), em São Paulo. A devolução foi orientada pela Receita Federal.
O presente foi entregue pelo ministro de Investimentos do Reino da Arábia Saudita, Khalid Al Falih, após encontro com Haddad nesta manhã (veja a imagem acima).
“Como protocolo, a oferta de presentes a autoridades públicas deve ser feita com aviso prévio ao cerimonial do órgão público agraciado. Por esse motivo, o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, orientou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a devolver a estátua de uma onça, recebida do governo da Arábia Saudita”, disse a Fazenda, em nota.
O item será devolvido à embaixada da Arábia Saudita em Brasília.
A Fazenda informou que, caso o governo da Arábia Saudita “queira reenviar o presente”, há trâmites exigidos pela legislação que terão de ser cumpridos. Neste caso, o item não ficaria pessoalmente com o ministro presenteado, mas seria incorporado ao patrimônio da União em Brasília.
Em nota, a Fazenda afirmou também que Haddad agradeceu a visita de Al Falih e do restante da comitiva saudita em São Paulo.
Na ocasião, segundo a pasta, Haddad “teve a oportunidade de explicar pontos do Plano de Transição Ecológica do governo brasileiro e ouvir sobre o interesse a respeito das oportunidades de investimentos que o pacote pode atrair”.