metropoles.com

Haddad deve anunciar “plano de voo” na economia ainda nesta semana

Equipe de Haddad na Fazenda pretende retomar a cobrança de tributos federais sobre a gasolina e o etanol a partir de março

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Fernando Haddad, ministro da Economia, faz sinal de agradecimento à plateia mandando beijos em cerimônia que marca sua posse - Metrópoles
1 de 1 Fernando Haddad, ministro da Economia, faz sinal de agradecimento à plateia mandando beijos em cerimônia que marca sua posse - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve anunciar ainda nesta semana as primeiras medidas da pasta para alavancar a economia brasileira.

A apresentação do que vem sendo chamado pelo próprio Haddad de “plano de voo” do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a área econômica deve servir também para acalmar o mercado, que cobra uma maior clareza sobre o que pretende o novo governo.

Os ataques violentos contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília, no domingo (8/1), levaram a uma discussão se este seria o momento mais adequado para o anúncio das primeiras medidas econômicas. Haddad e sua equipe chegaram a cogitar a possibilidade de um adiamento para a próxima semana.

Em uma conversa com Lula, o ministro da Fazenda recebeu o sinal verde para apresentar o seu “plano de voo”. Ainda não está definida uma data para os primeiros anúncios, mas isso deve ocorrer entre quinta (12/1) e sexta-feira (13/1).

Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, a equipe econômica pretende retomar a cobrança de tributos federais sobre a gasolina e o etanol a partir de março. O objetivo da pasta é aumentar a arrecadação e diminuir o rombo das contas públicas em 2023.

A desoneração de tributos federais, como PIS/Cofins e Cide, sobre a gasolina foi prorrogada por Lula até o dia 28 de fevereiro, o que contrariou Haddad, que defendia o fim da isenção.

O fim da desoneração do diesel, gás de cozinha, biodiesel e Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), também desejado pela Fazenda, não deve ser anunciado nesse primeiro pacote de medidas – esses tributos foram zerados até 31 de dezembro.

Como noticiado pelo Metrópoles, Haddad também discute com a equipe da Fazenda uma nova âncora fiscal que substituirá o teto de gastos. Segundo o ministro, ela deve ser anunciada até abril.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?