Guerra dos chips: Intel investirá US$ 4,6 bi em nova fábrica na Europa
Intel anunciou investimento bilionário para fabricar chips na Polônia. Países europeus correm para atrair recursos na área
atualizado
Compartilhar notícia
A Intel vai investir US$ 4,6 bilhões em uma nova planta na Polônia para montar e testar semicondutores, segundo afirmou a empresa nesta sexta-feira (16/6).
O investimento faz parte de um orçamento de meio bilhão de dólares que a companhia americana planeja para expandir sua capacidade de produção na Europa.
A unidade na Polônia terá ao menos 2 mil funcionários, além de empregos ao longo da cadeia produtiva, segundo anunciou a Intel.
Os investimentos bilionários da Intel ocorrem em um cenário global de guerra comercial entre China e Estados Unidos e uma corrida para diversificar cadeias de produção. No ano passado, a empresa já havia anunciado o investimento de novas fábricas também nos EUA.
Novas fábricas da Intel na Europa
No ano passado, a Intel também havia anunciado planos para construir um complexo de chips na Alemanha, com braços na Irlanda e na França. Mas ainda há negociações em andamento sobre possíveis subsídios.
O chanceler alemão Olaf Scholz deve se reunir com o presidente da Intel, Pat Gelsinger, na próxima segunda-feira.
Os países europeus correm para atrair investimentos que reduzam sua dependência de importações nessa área e tem oferecido benefícios fiscais.
Ao falar sobre a unidade na Polônia, o presidente da Intel, Pat Gelsinger, disse em uma coletiva de imprensa que a empresa “não está pedindo presentes, mas competitividade” e que a Polônia demonstrou “mais apetite”.
Os números de potenciais subsídios oferecidos pela Polônia para atrair o investimento da Intel no país não foram divulgados oficialmente.