metropoles.com

Guararapes, dona da Riachuelo, despenca na Bolsa após fechar fábrica

A Guararapes anunciou ontem (10/1) o fechamento da fábrica em Fortaleza (CE) e a demissão de 2 mil funcionários; ações caem 8%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
loja-riachuelo
1 de 1 loja-riachuelo - Foto: null

A Guararapes, controladora da rede de lojas Riachuelo, registra queda 8% na Bolsa de Valores na tarde desta quarta-feira (11/1). As ações estão negociadas perto do nível de R$ 5,58, e o preço da semana é o menor desde 2016.

A desvalorização da dona da Riachuelo na Bolsa está relacionada ao fechamento da fábrica de Fortaleza (CE), anunciado ontem (10/1). Com a decisão, cerca de 2 mil pessoas serão demitidas, o que representa cerca de 10% da mão de obra da empresa.

De acordo com um comunicado da companhia, a medida enquadra-se no planejamento estratégico da varejista, “com foco em otimizar a operação fabril”. A nota acrescenta que, embora a fábrica tenha sido fechada, as lojas da marca no Ceará permanecerão abertas.

A indústria informou ainda que ofereceu aos profissionais que trabalhavam em Fortaleza a opção de transferência para outra unidade, em Natal, no Rio Grande do Norte, a cerca de 500 quilômetros de distância.

A Riachuelo tem como principal sócio o empresário e ex-deputado federal Flávio Rocha. Ele também é vice-presidente de relações com investidores do Grupo Guararapes.

Ciclo ruim para o varejo

Em relatório, analistas do banco Bradesco BBI lembram que as dificuldades da Riachuelo estão relacionadas ao ciclo negativo para o varejo.

A alta nos juros desacelerou o consumo das famílias, em especial as de classe média e média-baixa, público principal da rede de lojas da Guararapes. Nesse cenário, a demanda de produtos não essenciais, como o vestuário, é menor.

Além disso, o banco lembra que cerca de 40% da geração de caixa do grupo vem da Midway, braço financeiro da Riachuelo. As receitas são geradas principalmente das operações de cartões e do parcelamento com juros.

Há uma preocupação para o setor financeiro em 2023, em razão do aumento da inadimplência. Para operações sem garantia, como é o caso do crédito concedido por varejistas de moda, o volume de atrasos costuma ser ainda maior.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?